UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Denise Maria Nepomuceno Schiavon
Titulo "Não deficientize minha sexualidade": repensando a sexualidade de pessoas com deficiência intelectual por meio de oficinas pedagógicas
Orientador(a) Profa. Dra. FÁTIMA ELISABETH DENARI
Data 08/02/2018
Resumo RESUMO
A manifestação da sexualidade deve ser entendida como um processo inerente ao ser humano, expressa em cada fase do desenvolvimento de maneira natural e ampla. A sexualidade está presente em todos os ciclos da vida, independentemente de padrões de normalidade e de necessidades especiais, sejam estas físicas, mentais ou sociais. De acordo com a literatura pesquisada a sexualidade da pessoa com deficiência é vista pelos educadores, como exibicionista ou exagerada, enquanto os pais, via de regra, encaram seus filhos como sexualmente infantis ou assexuados. Essa perspectiva ocorre devido a falta de informação, inclusive por parte dos pais, e o estigma vivenciados por eles e seus filhos com deficiência. Esta pesquisa teve por objetivo investigar o que expressam os jovens com deficiência Intelectual sobre sexualidade e de que forma eles a vivenciam e aprendem temas em educação sexual. Para tanto, esta pesquisa de natureza qualitativa utilizou oficinas pedagógicas como forma de aquisição de dados para análise. Participaram desta pesquisa seis jovens entre 15 e 31 anos, com o diagnóstico de deficiência intelectual, matriculados em uma instituição especial de uma cidade de porte médio do interior do Estado de São Paulo. Foram realizadas oficinas com o grupo, solicitando aos participantes que relatassem seu entendimento sobre o vídeo “Minha Vida de João”. Observou-se que durante as oficinas os jovens puderam falar e desenhar livremente relacionando o filme com suas experiências de vida. As oficinas transcorreram dentro do esperado com a participação de todos. Alguns temas trabalhados nas oficinas foram, violência doméstica, primeira relação sexual, papeis de gênero e doenças sexualmente transmissíveis. Todos os participantes compreenderam a tematica do filme e conseguiram expressar o que vivenciam ou compreendem por sexualidade.
Palavras – chave: Deficiência Intelectual, Sexualidade do Deficiente Intelectual, Educação Sexual para Jovens, Oficina Pedagógica.

ABSTRACT The manifestation of sexuality must be understood as an inherent process of the human being, expressed in each stage of development in a natural and broad way. Sexuality is present in all cycles of life, regardless of normality patterns and special needs, whether physical, mental or social. According to the researched literature, the sexuality of the person with the disability is seen by the educators, as exhibitionist or exaggerated, whereas the parents, as a rule, regard their children as sexually infantile or asexual. This perspective occurs because of the lack of information, including from parents, and the stigma experienced by them and their children with disabilities. The objective of this research was to investigate what young people with intellectual disabilities have to say about sexuality and how they experience it and learn about sex education. For this, this qualitative research used pedagogical workshops as a way of data acquisition for analysis. Sixteen 15- to 31-year-olds with a diagnosis of intellectual disability were enrolled in a special institution of a medium-sized city in the interior of the State of São Paulo. Workshops were held with the group, asking participants to share their understanding of the video "Minha Vida de João". It was observed that during the workshops the youngsters could talk and draw freely relating the film to their life experiences. The workshops took place within the expected with the participation of all. Some topics covered in the workshops were domestic violence, first sexual intercourse, gender roles and sexually transmitted diseases. All the participants understood the theme of the film and managed to express what they experience or understand by sexuality.
Keywords: Intellectual Disability, Sexuality of the Intellectual Deficient, Sexual Education for Young People, Pedagogical Workshop.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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