UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Rita Cássia Pereira Bueno
Titulo A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO PAPO JOVEM: Um projeto de educação sexual integrado ao currículo de uma escola de ensino fundamental e médio
Orientador(a) Prof. Dr. PAULO RENNES MARCAL RIBEIRO
Data 15/01/2018
Resumo Resumo
Ultrapassar os muros escolares, driblar o preconceito existente dentro de integrantes da equipe pedagógica, pontuar a importância e necessidade de discussão da temática para colocar a educação sexual em pauta nas escolas não têm sido tarefa fácil para educadores sexuais e profissionais envolvidos com intervenções no campo da sexualidade. A tramitação da exclusão do Eixo norteador Orientação Sexual dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a visão discriminatória que limita a ação de professores na discussão de sexualidade, gênero e homofobia na escola, contribuíram para que avanços conquistados a partir do ano 2000 passassem a ser vistos como equivocados, ameaçadores à integridade moral e psicológica dos alunos e alunas e prejudiciais ao desenvolvimento sadio de crianças e adolescentes. No entanto, navegando contra a corrente conservadora intensificada a partir de 2015, uma escola privada de uma cidade de porte médio do interior paulista criou, com apoio da direção, o Projeto Papo Jovem. A descrição da inserção do Papo Jovem no projeto político pedagógico da escola, as conquistas e dificuldades de se manter o projeto no colégio foram apresentadas no presente trabalho e, através de uma sequência cronológica, desde a fundação do projeto até o presente momento, é demonstrado os principais eventos e atividades que contribuíram para a ascensão do projeto. O Papo Jovem oferece semanalmente aos alunos um espaço de aprendizado e discussão que aborda as diversas dimensões da sexualidade humana dentro de um contexto lúdico, pedagógico e emancipatório. O projeto é voltado para alunos e alunas desde o quinto ano do Ensino Fundamental I até a terceira série do Ensino Médio. Puberdade, Amor, Relacionamentos, Violência Sexual, Gênero, Diversidade sexual, Gravidez e Aborto são exemplos de alguns dos temas desenvolvidos no projeto. Diante da postura e atitude dos adolescentes em meio a situações desafiadoras, observou que o projeto contribuiu com o empoderamento sexual entre os adolescentes, permitindo que se sentissem mais seguros sobre suas atitudes, decisões e questionamentos perante visões contrárias aos direitos
das mulheres e adolescentes e violência. A sexualidade provinda de fonte segura, com profissionais preparados, contribui para que adolescentes, como os participantes do Projeto Papo Jovem, transitem pelo período da Adolescência com mais segurança, tranquilidade e serenidade.
Palavras – chave: Sexualidade, Educação sexual, Adolescência, Intervenção na escola.
Absctract
To overcome the school walls, to defeat the preconception among members of the pedagogical team, to emphasize the importance and the necessity of discussing the theme in order to put sex education on the agenda in the schools in Brazil has not been an easy task for educators and professionals involved with interventions in the field of sexuality. The process of exclusion of the Sexual Orientation Guiding Axis of the Brazilian National Curricular Parameters (NCPs) and the discriminatory view that limits the action of teachers in the discussion of sexuality, gender and homophobia inside the schools made since the 2000´s, are now been seen as a mistake, a threat to the moral values and the psychological integrity of the students and a kind of harm to the healthy development of children and adolescents. However, swimming against the tide of the intensified conservative roles that began in 2015, a medium-sized private school in the country town of São Paulo state has created, with the support of the school board, the “Papo Jovem Project” - translated as “Young Talk Project”. The present study shows the implementation of the “Papo Jovem” on the pedagogical political project of the school, the achievements and the challenges of maintaining the project alive through a chronological sequence, from its creation until the present time, presenting the main events and the activities that contributed to the rise of the project. The “Papo Jovem” program offered a weekly learning and discussion space to students, addressing different dimensions of human sexuality within a playful, pedagogical and emancipatory context. The project was aimed to students from the fifth year of elementary school through the third year of high school. Themes like Puberty, Love, Relationships, Sexual Violence, Gender, Sexual Diversity, Pregnancy and Abortion among others were discussed with the students. By analysing the gesture and attitudes of the adolescents in the midst of challenging situations, was possible to observe that the project contributed to the sexual empowerment among the students, allowing them to feel more confident about their own attitudes and
decisions, questioning some arbitrary visions of the women´s and adolescents rights and violence. The study of sexuality, coming from a trustable source and done by trained professionals can contribute to make a save passage through the adolescence period with more security, tranquility and serenity to the adolescents, as was observed with “Papo Jovem” project participants.
Keys-words: Sexuality, Sexual Education, Adolescence, School intervention.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara