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Aluno(a) |
Natalia Castelli Bulzoni |
Titulo |
O gênero feminino e os calçados: a influência do capital social como formação dos gostos de classes |
Orientador(a) |
Prof. Dr. VAGNER SERGIO CUSTODIO |
Data |
18/01/2018 |
Resumo |
Resumo
O objetivo da presente dissertação de mestrado é compreender a problemática do fenômeno de consumo de calçados por mulheres brasileiras. Pretende-se conectar a influência da sociedade do consumo e da moda através da visão de Pierre Bourdieu, entre outros teóricos, juntamente com um estudo sobre a sexualidade, elemento formador essencial do gênero feminino. No que tange aos calçados femininos, recente pesquisa constatou que houve uma considerável diminuição nas compras, contudo, a média de consumo atingiu a relevante marca de um par a cada dois meses. Por essa razão, tal demanda pode ser considerada inelástica. Esse fenômeno sugere que o dispêndio de calçados por mulheres se deve a fatores alheios à estrita racionalidade de consumidor, e a satisfação do ato pode ser vinculada ao gênero, sendo este um atributo essencial de cada indivíduo justifica-se então, que a sociedade na qual se inserem é fundamentadora do habitus, inclinações e desejos. Pierre Bourdieu proficuamente revela uma investigação relacionada à influência da sociedade sobre as paixões, sendo estas parelhas aos desejos. Almeja-se então, seguir uma metodologia de pesquisa exploratória de campo qualitativa com o intuito de desvendar os verdadeiros fatores decisórios de consumo de calçados por mulheres.
Palavras – chave: Gênero Feminino, Sociedade, Consumo, Calçados.
Abstract
The objective of this dissertation is the problem of the phenomenon of the consumption of footwear by Brazilian women. It is intended to connect an influence of consumer society and fashion through the vision of Pierre Bourdieu, among other theorists, along with a study on sexuality, essential element forming the female gender. However, the average consumption reached a relevant mark of each of the months. For this reason, such a demand can be considered inelastic. This phenomenon suggests that the expenditure of footwear by women develops into a category of problems, whether the satisfaction of the act can be linked to the gender, being this an essential attribute of each individual, it is justified, that a society in which to insert itself is Founder of the habitus, inclinations and desires. Pierre Bourdieu proficuously reveals a research related to the influence of society on how the passions, being these dreams to the desires. It is hoped, then, to follow an exploratory qualitative field research methodology in order to unveil the true decision factors of women's footwear consumption.
Keywords: Feminine Gender, Society, Consumption, Footwear.
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Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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