UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Jayane Santos Guimarães
Titulo IGREJA INCLUSIVA: diversidade sexual e experiências religiosas
Orientador(a) Profa. Dra. MARIA ALVES DE TOLEDO BRUNS
Data 04/12/2017
Resumo ResumornA experiência religiosa é um fenômeno de destaque em toda a história da humanidade, e que perpetua na contemporaneidade. Todavia, mesmo com diversas mudanças paradigmáticas, ainda é comum que a maioria das instituições religiosas tradicionais compreendam a sexualidade unicamente através de sua finalidade reprodutiva, reforçando a visão cis-heteronormativa1. Contudo, na década de 1960, nos Estados Unidos, surge a Teologia Inclusiva, através da pioneira Igreja da Comunidade Metropolitana, com uma visão diferenciada da Teologia Tradicional. Esta nova Teologia ia ao encontro compreensivo das diversidades sexuais humana. Abordando os aspectos compreensivos alusivos à Igreja e sua relação com as diversidades sexuais humanas, esta dissertação corresponde às análises das falas de quatro colaboradores/as homossexuais (três homens e uma mulher), e uma mulher transexual, frequentadores/as de Igrejas Inclusivas e tem o objetivo de compreender as suas relevantes experiências religiosas. A partir do método qualitativo fenomenológico, foi possível desvelar o mundo-vida dos/as colaboradores/as a partir de um diálogo mediado pela seguinte demanda norteadora: Fale para mim como tem sido sua vivência homoafetiva e sua prática religiosa desde sua infância, adolescência, fase adulta, ou seja, até o momento em que passou a conhecer e a frequentar a Igreja Inclusiva. A partir das falas, as análises foram realizadas sob as seguintes categorias: (1) Nos horizontes da experiência religiosa na infância; (2) Nos horizontes da experiência religiosa na adolescência; (3) Nos horizontes da experiência religiosa na fase jovem adulta/ adulta; (4) Nos horizontes da experiência religiosa inclusiva, e (5) Silenciamento das lésbicas. Compreendemos que a exclusão dentro de instituições religiosas foi um dos principais motivos que contribuiu para o sofrimento e conflito subjetivos presentes na trajetória dos/as colaboradores/as, portanto, esta dissertação pretende criar umrn1 Sistema que determina o gênero pelo sexo biológicornrndiálogo construtivo com a finalidade de discutir e desconstruir posturas homofóbicas e sexistas presente na esfera religiosa. Palavras-chave: Diversidade Sexual. Experiência Religiosa. Igreja Inclusiva. Religião. Teologia Inclusiva. Fenomenologia.rnrnAbstractrnrnThe religious experience has been a highlighted phenomenon along all human History, and one of which perpetuates in contemporaneity. However, even with several paradigmatic changes, it is still common for most religious institutions to understand sexuality only with reproductive purposes, reinforcing the cis-heteronormative perspective on the subject. Nonetheless, in the 1960s, in The United States, the inclusive theology appears, having the Metropolitan Community Church as its pioneer, and having a different approach than that of Traditional theology, holding a distinctive perspective than that of the Traditional Theology, meeting the comprehensive understanding of human sexual diversity. Addressing such aspects, this master’s thesis corresponds to the comprehensive analysis of four homossexual collaborators (three men and one woman) speeches and one transsexual woman, frequenters of inclusive churches, and aims to understand their relevant religious experiences. Therefore, through phenomenological qualitative method, it was possible to exhibit the lifeworld of the collaborators from a dialogue mediated by the following guiding question: “Tell me how your homo-affective experience and your religious practice have been since your childhood, adolescence, adulthood, namely, until the moment you met and started frequenting the inclusive church”. From the speeches, the analyses were realized, having as categories: (1) On the horizons of child religious experience, (2) on the horizons of adolescent religious experience, (3) on the horizons of young adult/adult stages religious experience, (4) on the horizons of inclusive religious experience and (5) lesbians silencing. We understand that the exclusion within traditional religious institutions was one of the main reasons that contributed to the subjective suffering and conflicts found on the collaborators’ path. Consequently, this thesis intended to create a constructive dialogue, with the goal of discussing and deconstruct homophobic and sexist attitudes contained in the religious sphere.rnrnKeywords: Sexual Diversity. Religious Experience. Inclusive Church. Religion. Inclusive Theology. Phenomenology.rn
Tipo Defesa-Mestrado
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