UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Caroline Arcari Meyer
Titulo LIVRO "O QUE É PRIVACIDADE?": uma ferramenta de prevenção da violência sexual para crianças
Orientador(a) Profa. Dra. Andreza Marques de Castro Leão
Data 17/03/2017
Resumo Resumo
A violência sexual contra crianças e adolescentes é um grave problema carregado de
consequências envolvendo ameaça à vida, às relações, à qualidade de existência e, num
sentido mais global, à saúde física e mental. O manual da ABRAPIA (2002) destaca a
Educação Sexual como ferramenta de prevenção primária da violência sexual, tornando a
criança menos vulnerável à ela. O objetivo geral deste trabalho é apresentar a trajetória e
fundamentação teórica da criação de um recurso educativo para a promoção do diálogo com
crianças de 3 a 8, como estratégia de enfrentamento da violência sexual: o livro “O que é
privacidade?”. Em um sentido mais específico, esse trabalho descreve destalhadamente o
caminho percorrido para a elaboração da obra, bem como fundamenta as escolhas tomadas,
elencando os passos que englobaram a construção do texto, a elaboração dos personagens
principais e secundários, a indicação da faixa-etária, o desenvolvimento das cenas ilustradas e
os objetivos do conteúdo do livro. Por fim, a dissertação também sintetiza o estudo da
Educação Sexual e suas contribuições no enfrentamento da violência sexual contra crianças. É
possível considerar que a literatura atual é clara ao estabelecer que a Educação Sexual é uma
das formas mais eficazes de promover a prevenção da violência sexual contra crianças e
adolescentes. É por meio da Educação Sexual intencional que se cria um ambiente seguro e de
liberdade para que os alunos se comuniquem com familiares, educadores e outros
profissionais da rede de proteção, caso estejam enfrentando esse tipo de violência. Nesse
sentido, o livro “O que é privacidade?” se propõe a ser uma ferramenta de enfrentamento da
violência sexual, ao facilitar o diálogo e promover momentos e espaços de informação,
atenção e discussão, além de empoderar a criança para que identifique situações de perigo e
possa recorrer aos adultos de confiança de seu núcleo de convivência.
Palavras-chave: Violência sexual. Educação sexual. Prevenção primária.
Enfrentamento.
Abstract
The sexual violence against children e teenagers is a serious problem fraught with
consequences involving threat to life, relationships, quality of life and, in a broader sense, the
physical and mental health. The manual ABRAPIA (2002) highlights the sexual education as
a primary prevention tool of sexual violence, reducing the child's vulnerability to tha kind if
violence. The aim of this paper is to present the history and theoretical foundation of creating
an educational resource for the promotion of dialogue with children from 3 to 6, as a coping
strategy of sexual violence: the book “What is privacy?”. In a more specific sense, this work
describes the path for the development of the work, and based the choices taken, listing the
steps that range from the construction of the text, the drafting of the main and secondary
characters and other steps to get the results. It also examines sexual violence as a
multifactorial phenomenon, with an overview of the Brazilian scene that depicts the problem
of sexual violence. Finally, it summarizes the study of Sexual Education and its contributions
in addressing this type of aggression. It is possible to consider that the current literature is
clear in establishing that sexual education is one of the most effective ways to promote the
prevention of sexual violence against children and adolescents. It is through the intentional
sexual education that is possible to create a safe environment for students to communicate
with family members, educators and other professionals about sexual violence. In this sense,
the book “What is privacy?” meets the proposal to be a coping tool of sexual violence, to
facilitate dialogue and promote information, attention and discussion, and empower the child
to identify dangerous situations and appeal to trusted adults.
Keywords: Sexual violence. Sex education. Primary prevention
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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