UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Gabriela Jaqueline Domingues Vilela
Titulo UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES DE SEXUALIDADE E ATITUDES SEXUAIS DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA: análise-descritiva de grafitos em carteiras escolares
Orientador(a) Paulo Rennes Marçal Ribeiro
Data 23/02/2017
Resumo RESUMO

A escola é o local onde os adolescentes passam boa parte do tempo, desta forma, a instituição assume grande responsabilidade na formação destes jovens. A adolescência é um período de intensas mudanças no âmbito físico, psicológico e social, e o ambiente escolar, muitas vezes não está preparado para lidar com esse adolescente, cheio de questionamentos e anseios e, transgressor de regras. A instituição escolar, com suas normas e regras, tenta adequar os corpos e silenciar determinados assuntos, como é o caso da sexualidade. O jovem, que não encontra espaço para falar sobre o tema, procura outra maneira de se expressar, uma delas é a confecção dos grafitos de conotação sexual. Eles podem ser vistos nos mais variados espaços: paredes, banheiros, vidros e nas carteiras escolares, onde os estudantes desenham, escrevem e revelam seus anseios, angústias, preconceitos e dúvidas. O nosso objeto de estudo são os grafitos inscritos nas carteiras escolares, eles representam um importante meio de comunicação, onde se dá as manifestações sexuais. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar as representações sexuais de estudantes de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, a partir da expressão gráfica em suas carteiras. Este é um trabalho descritivo-exploratório, de cunho qualitativo, no qual utilizamos a análise de conteúdo como metodologia para a análise dos dados. A coleta do material ocorreu por meio de registros fotográficos dos grafitos encontrados nas carteiras, entre os meses de agosto e dezembro de 2015. Os grafitos foram feitos por alunos na faixa etária dos 11 aos 17 anos, que cursam do 6º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio. Foram coletados 187 grafitos para a análise, sendo que 49% se enquadram na categoria ―xingamentos‖, na qual o destaque foi para o xingamento relativo a orientação sexual masculina: 21%. Práticas sexuais apareceram em 18% dos grafitos e os grafitos de órgãos genitais foram a terceira categoria com maior representatividade (14%). Estes resultados mostram como a homofobia, o machismo e o padrão heteronormativo, entre outros, são reproduzidos e assimilados no ambiente escolar (e fora dele), pelos estudantes. Este trabalho nos permitiu adentrar um pouco o universo adolescente e conhecer quais são suas concepções de sexualidade. Acreditamos que esta pesquisa é de grande importância para ajudar a compreender a vivência da sexualidade adolescente, além de fornecer subsídios para melhorar ou instituir programas em Educação Sexual nas escolas, utilizando como matéria-prima os registros desses jovens, e, com isso, formando cidadãos críticos e conscientes de sua sexualidade.

Palavras-chave: Adolescentes. Grafitos. Carteiras escolares. Educação sexual.


ABSTRACT

School is where the teenagers spend their time, thus, the institution assumes a huge responsibility in the education of these young people. The adolescence is a period of big changes in the physic, psychological and social range, and the school environment, many times, is not prepared to deal with this teenager, that is full of questions and desires and, rules transgressor. The scholar institution, with their standards and rules, try to suit the bodies and silence some subjects, like sexuality. The young, that cannot find a space to talk about the topic, seeks another way to express himself, one of them is the production of graffiti with sexual connotation. They can be seen in various spaces: walls, bathrooms, panes and school desks where students draw, write and reveal their anxieties, fears, prejudices and doubts. Our study object are the graffiti written in the school desks, they represent an important way of communication, where it happens the sexual demonstrations. The aim of this research was describe and analyze the sexual conceptions of students at a public school in the state of Sao Paulo from the graphic expression in their portfolios. This is a descriptive exploratory study of qualitative approach, where we use the content analysis as a methodology for data analysis. The collection of the material occurred through photographic records of graffiti found in the portfolios over between August and December 2015. The graffiti are made by students between the ages of 11 and 17 who attend the 6th grade of elementary school II to the 3rd year of high school. We collected 187 graffiti for analysis, and 49% fall under the category "name calling", the highlight was the curse on male sexual orientation: 21%. sexual practices appeared in 18% of graffiti and graffiti genitals were the third category with the largest representation (14%). This results show how the homophobia, the chauvinist and heteronormativity standard, among others, are reproduced and assimilated in the scholar environment (and out of it), by students. This work allowed ourselves to get in in the teenager universe and know which are their conceptions of sexuality. We believe that this research is of great importance to help understand the experience of adolescent sexuality and provides grants to improve or establish programs for sexual education in schools, using as raw material the records of these young people, and thereby forming critical citizens conscious of their sexuality.

Keywords: Teenagers. Graffiti. School Desks. Sex Education.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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