UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Rita de Cassia Vieira Borges
Titulo EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE, SEXUALIDADE E GÊNERO: desafios para professoras(es) do Ensino Infantil
Orientador(a) Profa. Dra. CELIA REGINA ROSSI
Data 16/02/2017
Resumo RESUMO
A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais as demandas formativas
existentes entre as professoras de uma unidade de ensino infantil, localizada em uma
cidade do interior do Estado de São Paulo, diante das manifestações da sexualidade dos
alunos, visando discutir formas de intervenção que contribuam na superação de
possíveis posturas conservadoras, na promoção de uma educação em sexualidade e na
construção de igualdade e de equidade de gênero, para benefícios de todos(as). Para
tanto, foi adotado o método de observação in loco, identificando as práticas de cuidados
diários, bem como a linguagem utilizada entre as professoras, equipe de apoio e destas
para com as crianças. Na sequência, foi aplicada uma entrevista semiestruturada, com
questões abertas, buscando abarcar os aspectos da investigação. Com a devida anuência
das participantes, as entrevistas foram gravadas e, após, transcritas e analisadas
qualitativamente, agregando dados quantitativos quando possível. Considerando a
transversalidade dos temas – sexualidade, gênero e violências -, optou-se por
desenvolver esta pesquisa junto à área da Educação Infantil, tendo em vista o
favorecimento desse contexto para a proximidade entre profissionais, crianças e
famílias, bem como suas potencialidades de cooperação em ações promotoras da
ressignificação de crenças e valores constitutivos e constituídos nas relações sociais.
Palavras-chave: Educação em sexualidade; Sexualidade e gênero; Ensino infantil.
ABSTRACT
The presented research aims to identify which are the demands among teachers from a
childhood education center, located in city from the interior of State of São Paulo, while
dealing with the students´ sexuality manifestations, aiming to discuss ways of
intervention that may contribute to outgrow conservative postures and to promote a
sexuality education and a culture of gender equality, for all students benefit. For that,
the observation in loco method was adopted, aiming to identify the daily care practices,
as well as to notice the language used between the educators and the others school
professionals and between them and children. In sequence, it was applied a semi
structured interview, with open questions, aiming to cover the aspects that we intended
to investigate. With the participants approval, the interviews were recorded, then,
transcribed e qualitatively analyzed, aggregating quantitative data, when possible.
Considering the issues transversality – sexuality, gender and violence – it was opted to develop
this work in childhood education field, considering this context as favorable because of the
proximity between professionals, child and their families, as well as their possibility to
cooperate to promote actions that can reframe constitutive and constituted beliefs and values in
social relationships.
Key word: Sexuality Education; Sexuality and gender; childhood education
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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