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			| Aluno(a) | 
			Rita de Cassia Vieira Borges | 
		 
		
			| Titulo | 
			EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE, SEXUALIDADE E GÊNERO: desafios para professoras(es) do Ensino Infantil | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Profa. Dra. CELIA REGINA ROSSI | 
		 
		
			| Data | 
			16/02/2017 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		RESUMO 
A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais as demandas formativas 
existentes entre as professoras de uma unidade de ensino infantil, localizada em uma 
cidade do interior do Estado de São Paulo, diante das manifestações da sexualidade dos 
alunos, visando discutir formas de intervenção que contribuam na superação de 
possíveis posturas conservadoras, na promoção de uma educação em sexualidade e na 
construção de igualdade e de equidade de gênero, para benefícios de todos(as). Para 
tanto, foi adotado o método de observação in loco, identificando as práticas de cuidados 
diários, bem como a linguagem utilizada entre as professoras, equipe de apoio e destas 
para com as crianças. Na sequência, foi aplicada uma entrevista semiestruturada, com 
questões abertas, buscando abarcar os aspectos da investigação. Com a devida anuência 
das participantes, as entrevistas foram gravadas e, após, transcritas e analisadas 
qualitativamente, agregando dados quantitativos quando possível. Considerando a 
transversalidade dos temas – sexualidade, gênero e violências -, optou-se por 
desenvolver esta pesquisa junto à área da Educação Infantil, tendo em vista o 
favorecimento desse contexto para a proximidade entre profissionais, crianças e 
famílias, bem como suas potencialidades de cooperação em ações promotoras da 
ressignificação de crenças e valores constitutivos e constituídos nas relações sociais. 
 Palavras-chave: Educação em sexualidade; Sexualidade e gênero; Ensino infantil. 
ABSTRACT 
The presented research aims to identify which are the demands among teachers from a 
childhood education center, located in city from the interior of State of São Paulo, while 
dealing with the students´ sexuality manifestations, aiming to discuss ways of 
intervention that may contribute to outgrow conservative postures and to promote a 
sexuality education and a culture of gender equality, for all students benefit. For that, 
the observation in loco method was adopted, aiming to identify the daily care practices, 
as well as to notice the language used between the educators and the others school 
professionals and between them and children. In sequence, it was applied a semi 
structured interview, with open questions, aiming to cover the aspects that we intended 
to investigate. With the participants approval, the interviews were recorded, then, 
transcribed e qualitatively analyzed, aggregating quantitative data, when possible. 
Considering the issues transversality – sexuality, gender and violence – it was opted to develop 
this work in childhood education field, considering this context as favorable because of the 
proximity between professionals, child and their families, as well as their possibility to 
cooperate to promote actions that can reframe constitutive and constituted beliefs and values in 
social relationships. 
 Key word: Sexuality Education; Sexuality and gender; childhood education | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
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