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Aluno(a) |
Paulo Jorge Rodrigues |
Titulo |
Coeducação dos sexos no Estado de São Paulo durante a Primeira República (1889-1930) |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Débora Raquel da Costa Milani |
Data |
12/12/2016 |
Resumo |
RESUMO
A coeducação dos sexos é o modelo educacional predominante no Estado de São Paulo, o qual tem por meta desconstruir as relações de dominação existentes na sociedade, que sobrepõem um sexo ao outro, contribuindo, assim, para o estabelecimento da igualdade. Com o objetivo de observar o seu desenvolvimento o presente trabalho propõe uma investigação, delimitando o seu tempo-espaço ao Estado de São Paulo, entre 1889-1930. O método empregado foi a pesquisa bibliográfica e documental, sendo a primeira baseada em livros e artigos científicos e, a segunda, em anuários, leis, imagens, etc., sobre o objeto de estudo, que se encontram disponíveis, principalmente, no Arquivo Público do Estado de São Paulo e no Acervo Histórico da Assembleia Legislativa de São Paulo. Constatou-se que até a segunda metade do século XIX, predominava no Estado as escolas para o sexo masculino. Essa realidade começou a se modificar com a chegada dos missionários protestantes que abriram escolas em regime coeducativo em diversas cidades do Estado. A coeducação dos sexos nas escolas protestantes não era aceita por todos. A Igreja Católica - hegemônica à época - condenava essa prática, defendendo a separação dos sexos até a idade adulta, quando, finalmente, seriam unidos através dos laços matrimoniais. Ainda no final do século XIX, políticos e pensadores, como Rui Barbosa e Leôncio de Carvalho, debateram o tema da coeducação dos sexos, porém, concluíram que esse regime só seria admitido pela sociedade brasileira até os dez anos de idade. Porém, com a Proclamação da República (1889), a Igreja Católica perdeu parte significativa da sua influência política, tendo o Estado sido laicizado, e, por consequência, a instrução pública. Neste contexto, a coeducação dos sexos ressurgiu como uma opção econômica e democrática para a expansão do número de vagas nas escolas públicas. A coeducação dos sexos contribuiu para o processo de feminização do magistério, haja vista que a mulher era concebida como mais apta e preferível para educar meninos e meninas, ao mesmo tempo -, entretanto, a coeducação dos sexos, durante o período de investigação foi parcial, já que meninos e meninas não desenvolviam todas as atividades juntos, alguns conteúdos eram apenas ensinados para um ou o outro sexo, o que não impediu a presença feminina nas escolas, muito pelo contrário, a maioria dos índices educacionais, a época, se apresentavam satisfatórios ao sexo feminino, comparativamente ao sexo masculino.
Palavras-chave: Coeducação dos sexos. História da Educação. Sexualidade.
ABSTRACT
The coeducation of the sexes has been the predominant pedagogical model in São Paulo, which is aimed at deconstructing the existing dominance relationships in society, that overlap one sex to the other, contributing to the establishment of the equality. In order to observe its development this work proposes an investigation, delimiting their space-time to the State of São Paulo, during the First Republic (1889-1930). The method used was the bibliographical and documentary research. The first was based on books and scientific articles, whilst the second, in yearbooks, laws and images, about the issue addressed, which are available mainly in the Public Archives of the State of São Paulo and the Historical Collection of the Legislative Assembly of São Paulo. It was found that by the second half of the nineteenth century, predominated in the state, almost exclusively, schools for males. This situation began to change with the arrival of Protestant missionaries that opened schools in coeducation regime in several cities of the state. The coeducation of the sexes in Protestant schools was not accepted by all. The Catholic Church - hegemonic in the period - condemned this practice, advocating the separation of the sexes until adulthood, when, finally, would be united by the bonds of marriage. Even in the late nineteenth century, politicians and researchers, such as Rui Barbosa and Leôncio de Carvalho, discussed the issue of coeducation of the sexes, however, concluded that the scheme would only be accepted by Brazilian society for students until the age of ten years old. However, with the Proclamation of the Republic (1889), the Catholic Church has lost a significant part of his political influence, and the state was laicized and, consequently, the public instruction. In this context, the coeducation of the sexes emerged as the most economical option for expanding the number of places in public schools. This fact contributed to the magisterium feminization process, since the woman was seen as better to educate boys and girls at the same time. However, the coeducation of the sexes during the period of investigation was partial, since boys and girls did not develop all activities together, and some contents were only taught for one or the other sex.
Key-words: Coeducation of the sexes. History of Education. Sexuality.
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Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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