UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Debora de Aro Navega
Titulo Sexualidade e Sífilis Adquirida: Relatos de pessoas que realizaram o tratamento
Orientador(a) Profa. Dra. ANA CLAUDIA BORTOLOZZI MAIA
Data 19/12/2016
Resumo Resumo
A quantidade de pessoas acometidas pela Sífilis Adquirida tem aumentado nos últimos anos
no Brasil e, apesar de ser uma doença curável e com tratamento disponível no Sistema Único
de Saúde, a adesão ao tratamento ainda é um desafio. Esta pesquisa qualitativa-descritiva teve
por objetivo descrever e analisar as vivências afetivo sexuais, o autocuidado e a educação
sexual, a partir dos relatos de pessoas curadas desta infecção. Nove colaboradores, sendo
cinco homens e quatro mulheres, com idades entre 18 e 51 anos, participaram de uma
entrevista para posterior análise de conteúdo, resultando nas seguintes categorias temáticas:
1) Educação Sexual; 2) Sífilis Adquirida; 3) Relacionamentos e 4) Autocuidado. A Educação
Sexual recebida na adolescência pareceu não contribuir para a percepção de vulnerabilidade
às infecções sexualmente transmissíveis (IST), o que mudou após a experiência da Sífilis.
Conhecimentos específicos sobre a doença e o tratamento foram obtidos após o diagnóstico.
Houve um impacto psicossocial para o qual foi relevante o apoio emocional. Colaboradores
em relação estável compartilharam o diagnóstico, e o desfecho para o casal variou conforme
a dinâmica da díade. Pode-se dizer que o conhecimento sobre as complicações da doença não
tratada somado à valorização da saúde, ao equilíbrio emocional, e à adoção de posturas de
autocuidado pelos colaboradores favoreceram a adesão ao tratamento. Conclui-se que este é
um importante tema de investigação, uma vez que a Educação Sexual que ocorre em
Programas Preventivos em Saúde Sexual deveria considerar a vivência da população que
passou pela experiência de contágio e tratamento de uma IST, visando elucidar aspectos
relevantes que auxiliem educadores e profissionais da saúde a compreenderem os sentimentos
e comportamentos que levam as pessoas ao contágio e ao tratamento.
Palavras-chave: Sexualidade, Sífilis Adquirida, Educação Sexual, Saúde Sexual,
Autocuidado.
Abstract
The number of people affected by Syphilis increased in the lasts years in Brazil and despite
being a curable disease with an available treatment in the Sistema Único de Saúde, the
adherence of users to it has been a challenge. This descriptive qualitative research had as
objective to describe and analyze sexual-affective experiences, self-care and sex education,
based on the reports of cured people.Nine collaborators, five men and four women, aged
between 18 and 51 years, participated in an interview for later content analysis, resulting in
the following thematic categories: 1) Sexual Education; 2) Acquired Syphilis; 3)
Relationships and 4) Self-care. The Sexual Education received in adolescence don't appear to
contribute to the perception of vulnerability to sexually transmitted infections (STIs), which
changed after the experience of Syphilis. Specific knowledge about the disease and treatment
were obtained after diagnosis. There was a psychosocial impact in which emotional support
was relevant. Patients in a stable relationship shared his diagnosis, and the outcome for the
couple varied according to the dynamics of the dyad. It can be said that the knowledge about
the complications of the untreated illness added to the valorization of health, the emotional
balance, and the adoption of self-care postures by the collaborators made the adherence to the
treatment better. It is concluded that this is an important research topic, since the Sexual
Education of Sexual Health Preventive Programs should consider the experience of the
population that has faced the contagion and treatment of an STI in order to elucidate relevant
aspects that could help educators and health professionals to understand the feelings and
behaviors that lead people to contagion and treatment.
Keywords: Sexuality, Syphilis; Sexual Education, Sexual Health, Self-care.
Tipo Defesa-Mestrado
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