|
|
Aluno(a) |
Aline Santana Castelo Branco |
Titulo |
EDUCAÇÃO SEXUAL E COMUNICAÇÃO: O RÁDIO COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS A PARTIR DE UMA INTERVENÇÃO |
Orientador(a) |
Prof. Dr. PAULO RENNES MARCAL RIBEIRO |
Data |
02/12/2016 |
Resumo |
RESUMOrnEsta pesquisa de mestrado teve como objetivo investigar, se existe uma prédisponibilidaderndos adolescentes do ensino fundamental e médio, de uma escolarnestadual na zona norte de Franca, em São Paulo, em promover, a educação sexualrnpor meio de uma extra-programação pedagógica realizada dentro do ambienternescolar. Como sugestão nesse processo de intervenção foi proposto à implantaçãornde um programa de rádio feito pelos próprios alunos, com a supervisão destarnpesquisadora. Trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa com referências teóricometodológicasrnfundamentadas por Paulo Freire no que tange à problematização,rnhumanização, visão totalizadora do ser humano e diversidade. Para o levantamentorndos dados, primeiramente, foram feitas entrevistas e aplicação de questionário comrndez alunos do Grêmio Escolar. Como parte dos resultados, quando questionados sernqueriam discutir sobre sexualidade na escola, nove alunos responderam que sim ernapenas um “achou vergonho”. A pesquisa incluiu ainda apresentação de temasrntransversais, dinâmicas e observação dos participantes. No entanto, as abordagensrnsobre sexualidade, causaram um incômodo social entre os docentes, querninterromperam a pesquisa nas etapas finais, provocando uma “castração”. Para osrnprofessores, todo o processo estava incentivando o ato sexual, já que, parte dosrnalunos é evangélica, o que reforça a religião como instituição reguladora e o estigmarndiante do sujeito como detentor de um corpo discursivo.rnPalavras-Chave: Rádio Escola; Educação Sexual; Programa de Sexualidade;rnIntervenção.rn8rnABSTRACTrnThis master's research aimed to investigate if there is a pre-availability of adolescentrnprimary and secondary school, a state school in the north of France in São Paulo, torndiscuss the process of sexual education through extra-programming pedagogicalrnheld within the school environment. As a suggestion that intervention process wasrnproposed the implementation of a radio program made by the students, with thernsupervision of the researcher. This is a qualitative action-research with theoreticalrnand methodological references founded by Paulo Freire regarding the questioning,rnhumanization, totalizing vision of the human being and diversity. To gather data, first,rninterviews were conducted and a questionnaire with ten students of the Guild School,rnas part of the results, when asked if they wanted to discuss sexuality at school, ninernstudents answered yes and only one, do not like it because "vergonho think." Thernsurvey also included the presentation of cross-cutting themes, and dynamicrnobservation of the participants. However, approaches to sexuality, social causedrnannoyance among the teachers, who promoted a "castration" by stopping the searchrnin the final stages. For teachers the whole process was encouraging the sexual act,rnas the students are evangelical, which reinforces the prejudice and stigma on thernsubject as having a discursive body.rnKeywords: Radio School; Sexual education; Sexuality Program; Intervention |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|