|
|
Aluno(a) |
Izelma de Souza Costa |
Titulo |
ANÁLISE DA FORMAÇÃO E DA PRÁTICA EM EDUCAÇÃO SEXUAL DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DE ESCOLAS ESTADUAIS DE MACAPÁ/AP |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Andreza Marques de Castro Leão |
Data |
15/07/2016 |
Resumo |
RESUMO
O presente estudo buscou conhecer a formação e a prática em educação sexual e sexualidade dos/as professores/as de Ciências e Biologia de algumas escolas estaduais de Macapá. Para tanto, empregou a pesquisa qualitativa. Assim, para a escuta dos/as
participantes, optou-se pelo emprego de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos/as professores/as não recebeu nenhum tipo de formação acerca desta temática durante a formação inicial. Dentre os/as que afirmaram
ter obtido alguma instrução acerca da educação sexual, constatou-se que esta foi de natureza estritamente biológica com enfoque nos caracteres anatômicos, fisiológicos e embriológicos. Identificou-se também que, embora a secretaria de educação do estado do
Amapá possua um departamento cuja função é auxiliar o/a professor/a com as questões que envolvem a sexualidade, nas escolas da rede estadual até o momento não existe, na prática, nenhum programa ou curso de formação continuada para o/as profissionais que
se disponibilizam ou tem interesse em trabalhar com as questões envoltas pelo tema. Assim, devido a falta de conhecimentos básicos em sexualidade, os/as professores/as apenas reproduzem conteúdos que se distanciam das necessidades e envolvimento do/as
alunos/as. Por isso, sugere-se o investimento maciço na formação continuada dos/as professore/as de Ciências e ou Biologia da rede estadual de educação da citada cidade no que se refere à sexualidade, sobretudo, direcionada aos profissionais que já se encontram
atuando, de maneira a afiançar profissionais aptos a atuar com educação sexual no citado estado. Além disso, urge mais estudos e pesquisas que possam colaborar para a compreensão e viabilidade da educação sexual nas escolas de Macapá e, por conseguinte
do Estado do Amapá.
Palavras-chave: Educação sexual. Formação de professor/a. Ciências e Biologia.
ABSTRACT
This study was done to analyze the achieved training and work experience in sex education and sexuality of teachers of Science and Biology of some public state schools in Macapá (North of Brazil). Therefore the qualitative research was used. Thus, to
interview the participants, the semi-structured interview method was used. The results indicate that most teachers did not receive any training on this subject during their graduation. Among those who claimed to have obtained some education about sexual
education, it was found that this tuition was strictly a biological nature with focus on anatomy, physiology and embryology. It was also identified that in the Amapá state, the public education department has a subdivision whose role is to assist teachers with doubts regarding sexuality in schools, despite that, by now it does not exist in practice a program on continuing education course for professionals who are interested in working with the issues that this theme brings. Thus, due to the lack of basic knowledge on sexuality, the professionals only talk about contents that are not correlated to the needs of the students. Hence, many investments in continuing education in sexuality are suggested for teachers of Science and or Biology in the state of the mentioned city, especially directed to professionals who are already working with it as a way to support professionals able to work with sex education in that state. There should also be more studies and research that can contribute to the understanding and viability of sex education in schools of Macapá and consequently the State of Amapá.
Keywords: Sex education. Teacher training. Science and Biology. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|