UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Daniela Arroyo Fávero Moreira
Titulo Compreendendo a sexualidade infantil nas relações de gênero: o lúdico como estratégia educativa
Orientador(a) Márcia Cristina Argenti Perez
Data 25/09/2015
Resumo RESUMO

A sexualidade é um conceito importante porque faz parte do desenvolvimento humano e vai além do ato sexual justamente por envolver manifestações pessoais (impulsos e desejos) e influência externa (cultura). Abordar esta questão com crianças é fundamental porque são sujeitos sociais em formação. O objetivo geral deste estudo foi compreender a sexualidade infantil nas relações de gênero por meio das representações dos educadores, familiares e professora, e do exercício de situações lúdicas por crianças de uma sala do 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública estadual, localizada no interior do estado de São Paulo. Participaram deste estudo também tutora e familiares. Os instrumentos empregados para a pesquisa empírica foram: entrevista, questionário, diário de campo e atividades lúdicas. Para a realização deste estudo foram seguidos os princípios da teoria Histórico-Cultural. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente. A análise de dados junto aos familiares nos permite evidenciar que os mesmos apontaram diferenças significativas no comportamento e na personalidade de meninos e meninas a partir da diferenciação de gênero. Sobre as análises dos dados realizada junto à professora, revelou-se que são respeitadas e levadas em consideração as peculiaridades individuais dos alunos e das alunas no que diz respeito a esclarecimento de dúvidas e limitações acerca do entendimento da sexualidade. No tocante às atividades lúdicas constatou-se que elas possibilitam relações de ensino e aprendizagem nos processos formativos dos educandos em relação às questões de gênero e sexualidade. Como conclusão, pode-se apontar para a importância do trabalho em Educação Sexual de modo que o mesmo contenha atividades lúdicas quando aplicado às crianças, para que haja o exercício de práticas educativas para o desenvolvimento da formação dos alunos. Os assuntos gênero, educação sexual e sexualidade são importantes e necessários a serem trabalhados em sala de aula, principalmente pelo fato da escola ser um local privilegiado no processo de mediação das informações, mas também é necessário que os familiares conversem com os filhos a este respeito de forma consciente, sem explicações fantasiosas, para uma melhor apropriação do conhecimento específico.


Palavras-chave: Sexualidade. Gênero. Infância. Ludicidade. Educação Sexual. Família-Escola.

ABSTRACT
Sexuality is an important concept because it is part of human development and goes beyond the sexual act, it involves personal manifestations (impulses and desires) and external influences (culture). Address this issue with children is important because they are social subjects in training. The aim of this study was to understand infantile sexuality in gender relations, through the representations of educators, family and teacher and exercise play situation for children in a room of the 1st year of primary school, in a public school located in the state of São Paulo. Participated in the study also teacher and family. The instruments used for empirical research were: interview, questionnaire, diary and recreational activities. For this study the principles of historical-cultural theory were followed. The data were analyzed qualitatively. Data analysis together with the family allows us to demonstrate that they have pointed out significant differences in the behavior and personality of boys and girls from gender differentiation. On the analysis of the data conducted with the teacher, it was revealed that they are respected and taken into account the individual peculiarities of pupils and students with regard to clarification of doubts and limitations on the understanding of sexuality. Regarding the recreational activities we find that they enable teaching and learning relations in the formative processes of students in relation to gender and sexuality issues. In conclusion, one can point to the importance of work in sex education so that it contains play activities when applied to children, so there is the exercise of educational practices for the development of training of students. Gender issues, sex education and sexuality are important and needed to be worked in the classroom, especially at school indeed be a prime location in the information of the mediation process, but is also necessary for the family to talk to the children in this regard consciously, without fanciful explanations, for better ownership of specific knowledge.



Keywords: Sexuality. Gender. Childhood. Playfulness. Sexual education. Family-School.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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