UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Andréia Serrano Cayres Rapatão
Titulo Educação sexual, saúde e sexualidade: (re)significando as relações entre pais e filhos
Orientador(a) Márcia Cristina Argenti Perez
Data 28/09/2015
Resumo RESUMO

A sexualidade é inerente ao ser humano, além de estar presente desde o nosso nascimento, na sua construção recebe as influências de valores, crenças, mitos, da cultura que cada indivíduo está inserido, existe um processo histórico cultural. E este processo determina as percepções de cada pessoa em relação ao seu comportamento, sentimentos, emoções, prazer, aspectos que também estão presentes na sexualidade. No contexto da sexualidade ainda observamos a dificuldade em dialogar sobre o tema, tanto por parte dos professores como também pela família. Neste contexto o objetivo principal do presente estudo foi o de (re) significar as relações entre a família e educandos, no tocante ao processo de constituição da educação sexual, saúde e da sexualidade. Como objetivos específicos estabelecemos: identificar e orientar nos significados e conhecimentos relacionados a sexualidade e educação sexual na visão dos familiares e educandos; contextualizar a temática da educação Sexual na escola para verificar as concepções da sexualidade entre os docentes e as respectivas práticas escolares. Para concretização desta pesquisa optamos pela pesquisa-ação de natureza qualitativa, com abordagem sócio cultural e utilizamos Paulo Freire como referencial. Os sujeitos foram alunos que estavam no final de cada nível de ensino, ou seja, última etapa da educação infantil, 5º ano do ensino fundamental I, 9º ano do ensino fundamental II, 3º ano do ensino médio, professores destes níveis e as mães dos alunos e alunas participantes. Após a coleta de dados os resultados foram descritos e categorizados de acordo com as similaridades e particularidades de cada ciclo de ensino. Nas similaridades encontramos: a percepção da pessoa adulta, professor e familiar, a respeito da sexualidade e educação sexual, a importância do diálogo nas questões que envolvem a sexualidade, tanto na escola como na família, a abordagem sobre o corpo em cada fase do desenvolvimento humano e sobre a relação sexual, a importância da mediação de um (a) profissional para proporcionar a aproximação entre os sujeitos no tocante da sexualidade. E em relação as particularidades de cada nível: a curiosidade infantil, a puberdade, a vulnerabilidade na adolescência , a saúde sexual e reprodutiva e os direitos sexuais e reprodutivos. E assim, percebemos com esta pesquisa, que abordar a sexualidade junto da família é algo que precisa existir e proporcionar estratégias para acolher esta família, é preciso entendê-la no seu contexto, na sua realidade. Então a família merece estar inserida em programas de educação sexual, pois assim contribuíra para uma construção da sexualidade mais saudável e com o pensamento crítico e reflexivo.

Palavras – chave: Sexualidade. Educação sexual. Família. Infância. Adolescência. Escola.

ABSTRACT

Sexuality is inherent to human beings, besides being present from birth, in its construction receives the influences of values, beliefs, myths, culture that each individual is inserted, there is a cultural historical process. And this process determines the perceptions of each person in relation to their behavior, feelings, emotions, pleasure, all of which are also present in sexuality. In the context of sexuality also noted the difficulty in dialogue on the subject, both by teachers but also by the family. In this context the main objective of this study was to (re) define the relationship between the family and students, with regard to the incorporation process of sexual education, health and sexuality. The specific objectives set: identify and guide the meanings and knowledge related to sexuality and sex education in the view of family and students; contextualize the subject of sexual education in the school to verify the conceptions of sexuality among teachers and their school practices. To achieve this research we chose the qualitative action research with socio cultural approach and use Paulo Freire as a reference. The subjects were students who were at the end of each level of education, ie, the last stage of early childhood education, 5th year of elementary school, 9th grade of elementary school II, 3rd year of high school, teachers of these levels and the mothers of students and participating students. After data collection the results were described and categorized according to the similarities and particularities of each education cycle. The similarities we find: the perception of adult, teacher and family, about sexuality and sex education, the importance of dialogue on issues involving sexuality, both at school and in the family, the approach on the body at each stage of development human and the sexual relationship, the importance of mediation of (a) professional to provide the proximity between the subjects regarding sexuality. What about the particularities of each level: a childlike curiosity, puberty, vulnerability adolescent, sexual and reproductive health and sexual and reproductive rights. And so, we see this research, to approach sexuality with the family is something that needs to exist and provide strategies to accommodate this family, we must understand it in its context, in its reality. Then the family deserves to be inserted into sex education programs, as well contributed to a construction of healthy sexuality and the critical and reflective thinking.

Key - words: Sexuality. Sex education. Family. Childhood. Adolescence. School.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara