UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Gabriella Rossetti Ferreira
Titulo Cursos de Formação Continuada em Educação Sexual que Empregam as Tecnologias Digitais
Orientador(a) Andreza Marques de Castro Leão
Data 29/09/2015
Resumo RESUMO

Existe a necessidade de mudanças no processo de formação dos professores no que se refere aos assuntos relacionados a educação sexual. Estes são assuntos encontram-se em destaque na sociedade, carecendo de ser devidamente discutidos, principalmente dentro do âmbito escolar. Portanto, é necessário que haja formação de professores, onde eles sejam devidamente capacitados para atuar e enfrentar os diversos desafios relacionados a educação sexual. Pensando nisso alguns profissionais tem feito a junção da EAD com as Tecnologias Digitas, e criado cursos a distância com momentos presenciais, na tentativa de sanar esta falta de formação. O objetivo geral desse trabalho é analisar por meio de documentação e entrevista os cursos a distância com momentos presenciais de formação de professores na área de educação sexual. De acordo com as constatações realizadas, foi possível perceber que as formações têm contribuído para disseminar os conteúdos da educação sexual nos diferentes estados brasileiros, porém, padecem da falta de continuidade e acompanhamento dos professores, tornando difícil uma avaliação a longo prazo que mostre se a forma e o conteúdo aplicado foram realmente efetivos no que se propuseram; que esse tipo de formação não exclui a necessidade de que haja formação inicial com disciplinas que abordem conteúdos relativos a educação sexual; que todos os cursos se atentaram em entrelaçar os temas com a escola, o currículo e o PCN, o que facilita o trabalho em sala de aula e se aproxima da prática em sala de aula; e que todos os cursos analisados foram pensados a partir da ótica de que as Tecnologias Digitais quando usadas a favor da educação podem ajudar os professores a terem formação no que se refere a educação sexual.

Palavras-chave: Sexualidade. Educação Sexual. Formação. Tecnologia Digital. Educação a Distância.

ABSTRACT

There is a need for changes in teacher training process with regard to issues related to sex education. These are matters are highlighted in society, needing to be properly discussed, particularly within the school context. Therefore, there needs to be teacher training, where they are properly trained to work and face the various challenges related to sex education. Thinking about it some professionals have made the junction of EAD with Digital Technologies, and created distance learning courses with classroom moments in an attempt to remedy this lack of training. The aim of this study is to analyze through documentation and interviews the distance learning with face moments of teacher training in sexuality education. According to the findings made, it was revealed that training have contributed to disseminate the content of sex education in different Brazilian states, however, suffer from the lack of continuity and follow-up of teachers, an evaluation making it difficult in the long run showing whether the form and content applied were really effective when it proposed; that such training does not exclude the need that there is initial training with disciplines that address contents related to sex education; all courses are attempted in interweaving the issues with the school, the curriculum and the NCP, which facilitates the work in the classroom and practical approaches in the classroom; and that all the analyzed courses were designed from the perspective of the Digital Technologies when used for education can help teachers to have training regarding sex education.

Keywords: Sexuality. Sexual education. Formation. Digital Technology. Distance Education.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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