|
|
Aluno(a) |
Karina Nonato Fernandes |
Titulo |
MUSICA E INFÂNCIA: compreendendo o significado da sexualidade através da Educação Musical |
Orientador(a) |
Prof. Dr. FÁBIO TADEU REINA |
Data |
07/08/2015 |
Resumo |
RESUMO
Esta pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Sexual pela UNESP-Araraquara traz como temática, a música e a sexualidade, levando o leitor para uma reflexão acerca do papel das letras das músicas para as crianças em sua infância, e sua sexualidade, além de entender como essas canções estão arraigadas de conceitos que normatizam a sociedade nas questões de gênero, numa visão hetero-normativa, além de tornar as crianças adultas, ou seja, as crianças estão sendo inseridas como mini-adultos, sem conscientização sobre as letras de músicas populares não direcionadas para crianças, mas, que as mesmas reproduzem ao dançar e cantar. Para tanto, partimos da pesquisa bibliográfica e, posteriormente, uma pesquisa de campo com professores do Ensino Infantil, que atuam na faixa etária de 4 a 5 anos, realizando entrevistas semi-estuturadas, para com esse levantamento, fazer uma reflexão acerca da apreensão da criança frente as músicas populares em que estão, diretamente expostas, e assim, sugerir uma forma de trazer a questão da sexualidade para a criança, através da música, bem como trazer sugestões de como trabalhar a Educação Sexual e a Educação Musical na sala de aula.
Palavra-chave: Música. Canções Populares. Sexualidade. Infância. Educação Sexual.
ABSTRACT
This Professional Master's Research in Sex Education UNESP-Araraquara has as theme, music and sexuality, taking the reader to reflect on the role of song for children in its infancy, and their sexuality, and understand how these songs are rooted concepts that regulate society in gender issues, a hetero-normative view, and make adult children, ie children are being added as mini-adults, without awareness of popular lyrics not aimed at children, but that they reproduce to dance and sing. The starting point of literature, and later a field research with teachers of Child Education, working in the age group 4-5 years performing semi-estuturadas interviews, for with this survey, to reflect about the seizure of child opposite the popular songs that are directly exposed, and thus suggest a way to bring the issue of sexuality for the child, through music and bring suggestions of how to work the Sex Education and Music Education in the classroom .
Keyword: Music. Popular Songs.Sexuality. Childhood. Sexual education. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|