|
|
Aluno(a) |
Guilherme Grandi |
Titulo |
A Companhia Estrada de Ferro Rio Claro: disputas em torno da expansão ferroviária no Oeste Paulista, 1880-1903 |
Orientador(a) |
|
Data |
07/07/2005 |
Resumo |
A presente dissertação analisa a história da Estrada de Ferro Rio Claro no período de 1880 a 1903. Inaugurada em 1884, a Companhia Rio Claro ligou os municípios de Rio Claro e São Carlos do Pinhal, alcançou Araraquara no ano seguinte e concluiu o ramal até Jaú em 1887, com um custo de 5.000 contos de réis e uma extensão total de 264,5 km. Em 1889, após uma tentativa frustrada de fusão com a Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, a Companhia Rio Claro foi adquirida por um grupo de investidores ingleses passando a se chamar The Rio Claro-São Paulo Railway Company. Logo depois, em 1892, os diretores ingleses decidiram, devido a forte tendência declinante do câmbio, vender a Companhia a Companhia Paulista pelo valor de 2.775.000 libras.
O objetivo da pesquisa é, a partir da experiência da Companhia E. F. Rio Claro, demonstrar que uma das formas encontradas pelas companhias ferroviárias para garantir a lucratividade era se expandir através da construção, da fusão com outras companhias e, principalmente, da compra de pequenos e médios ramais ferroviários.
A ausência de trabalhos específicos sobre a história da Companhia Rio Claro e sua importância para o processo de expansão ferroviária de uma grande companhia como a Paulista, indica a relevância deste estudo para a historiografia produzida no Brasil destinada à análise do desenvolvimento ferroviário em São Paulo. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|