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			| Aluno(a) | Ivanil Nunes |  
			| Titulo | Douradense: A agonia de uma ferrovia |  
			| Orientador(a) |  |  
			| Data | 07/03/2002 |  
			| Resumo | Esta dissertação destaca a história da Estrada de Ferro do Dourado, uma ferrovia de terceira categoria, inaugurada em 1900, adquirida pela Companhia Paulista em 1949 e desativada em 1969. O prolongamento das linhas da Douradense a partir de Ribeirão Bonito (SP) ocorreu em sintonia com a expansão cafeeira na Região (Araraquarense) por ela atendida - região que, segundo Sergio Milliet, chegou a ocupar, em 1935, o primeiro lugar da produção de café do Estado de São Paulo. Na história da Douradense, existem várias evidências de que a desativação das linhas não ocorreu somente em função da decadência da cafeicultura, o que possibilita analisar a crise das ferrovias sob outras perspectivas, para além daquelas análises que apontam a decadência das ferrovias em função da crise cafeeira em 1930. A ausência de trabalho específico sobre o processo de desativação de uma ferrovia no contexto da erradicação das ferrovias indica a relevância desta pesquisa, uma vez que este estudo qualifica as interpretações existentes sobre a evolução e crises das ferrovias paulistas. |  
			| Tipo | Defesa-Mestrado |  
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