UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Economia

Aluno(a) Rodrigo Constantino Jeronimo
Titulo Labor problems in the age of digital platforms: an institutionalist inquiry
Orientador(a) Prof Dr Sebastião Neto Ribeiro Guedes
Data 19/08/2022
Resumo RESUMO
O objetivo desta tese é propor uma abordagem institucionalista aos problemas contemporâneos
do mundo do trabalho em um contexto de avanço da chamada “plataformização”, em que
trabalhadores se submetem à gestão algorítmica de suas atividades em ocupações intermitentes
e sem vínculo empregatício, tendo as plataformas digitais como as going concerns responsáveis
pela sua exploração. Ao adotar a teoria transacional de John R. Commons e sua leitura sobre os
efeitos deletérios do avanço desregulado do capitalismo sobre a organização dos trabalhadores
nos estágios iniciais do sistema moderno, a investigação das plataformas digitais concentra-se
na análise dos conflitos de interesse entre capital e trabalho e na forma como a ação coletiva,
atuando no controle do comportamento individual, atua na legitimação das práticas correntes
do mundo digital. Formal ou informal, o trabalho em plataformas apresenta os elementos
transacionais de barganha, gerenciamento e distribuição, ao mesmo tempo em que acentua a
disparidade de poderes econômicos entre trabalhadores e os “apps”, resultando assim em
transações não razoáveis, aqui consideradas como os problemas do trabalho na era digital.
Buscando compreender as vicissitudes da atividade de motoristas de aplicativo, a principal
atividade do gênero no Brasil, apresenta-se uma análise de microdados e entrevistas semiestruturada com lideranças de associações de trabalhadores, permitindo, ao final, a exposição
de uma periodização dessa atividade no país a partir dos principais conflitos entre trabalhadores,
plataformas e o Estado. Conclui-se que, embora a organização de trabalhadores possa ser
capturada por elementos ideológicos de autonomia do trabalho, e mesmo havendo barreiras à
representação desse grupo heterogêneo sob efeito da crise econômica e da precarização, tais
trabalhadores se organizam em face aos conflitos e atuam na busca de transações razoáveis com
plataformas e o Estado no exercício de suas atividades diárias.
Palavras – chave: plataformas digitais; motoristas; John R. Commons; economia institucional.

ABSTRACT
The objective of this dissertation is to propose an institutionalist approach to the contemporary
problems in the world of labor in a context of the “platformization”, in which workers submit
to the algorithmic management of their activities, in intermittent occupations and without an
employment relationship, having the platforms as the going concerns responsible for their
exploitation. By adopting John R. Commons' transactional theory and his reading of the
deleterious effects of the unregulated advance of Big Business on the organization of workers
in the early stages of modern capitalism, this investigation of digital platforms focuses on the
analysis of the conflicts of interest. between capital and labor and in the way collective action,
acting in the control of individual behavior, acts in the legitimation of current practices in the
digital world. Whether formal or informal, platform work presents the transactional elements
of bargaining, management, and rationing, while accentuating the disparity of economic powers
between workers and the “apps”, thus resulting in unreasonable transactions, considered here
as the labor problems in the age of digital platforms. Seeking to understand the vicissitudes of
the activity of ride-haling drivers, the main activity of its kind in Brazil, a microdata analysis
and semi-structured interviews with leaders of workers' associations are presented, allowing, in
the end, the exposition of the periodization of this activity in the country, based on the main
conflicts between workers, platforms and the State. It is concluded that, although the
organization of workers can be captured by ideological elements of autonomy, and even with
barriers to the representation of this heterogeneous group that faces the effects of the economic
crisis and precariousness, such workers organize themselves in the face of conflicts and act in
the pursuit of reasonable transactions with platforms and the State in the exercise of their daily
activities.
Keywords: digital platforms; ride-hailing; John R. Commons; Institutional economics.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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