|
|
Aluno(a) |
André Araujo Miranda |
Titulo |
Economias institucional e evolucionária: Algoritmos digitais influenciando comportamento e padrão de consumo |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Tatiana Massaroli de Melo |
Data |
29/09/2021 |
Resumo |
O consumo na sociedade contemporânea está cada vez mais baseado em ferramentas que
se utilizam de algoritmos digitais, exercendo influência nas escolhas dos usuários.
Considerando que o consumidor é formado socialmente, estudar como as informações
advindas dessas ferramentas afetam os gostos e as preferências das pessoas é fundamental
para verificar como o padrão de consumo pode ser moldado. Este trabalho possui o
objetivo de demonstrar como os algoritmos digitais possuem a capacidade de influenciar
o comportamento humano, e mais especificamente, o padrão de consumo. A pesquisa é
teórica e possui natureza qualitativa, utilizando-se de leituras das economias institucional
e evolucionária para o embasamento teórico. Para atingir o objetivo proposto, é
demonstrado como efeitos específicos impactam as preferências do consumidor. O efeito
bolha, que faz o usuário ser exposto a produtos e serviços de acordo com suas
preferências, é apresentado por meio da literatura da cultura do algoritmo. Em seguida, é
definido o efeito difusão, aquele que faz com que o usuário seja exposto a produtos e
serviços com alguma tendência externa aos seus gostos. Ao final do trabalho, é
apresentada uma síntese do efeito dos algoritmos digitais sobre o comportamento do
consumidor por meio do realismo crítico.
Palavras-chave: Consumo; Preferências do Consumidor; Algoritmos Digitais; Padrão de
Consumo; Economia Institucional; Economia Evolucionária.
Abstract: Consumption in contemporary society is increasingly based on the use of digital
algorithms, exerting influence on the choices of the users. Considering that the consumer
is socially formed, studying how the information obtained from softwares with these
algorithms affects the preferences of the people, it is essential to verify how the
consumption pattern can be shaped. This work aims to demonstrating how digital
algorithms have the capacity to influence human behavior, and more specifically,
consumption pattern. This research is theoretical and qualitative, using the literature of
institutional and evolutionary economics as its theoretical underpinning. To achieve the
objective, it is demonstrated specific effects that impacting consumer preferences. The
bubble effect, that make the user be exposed to products and services according to her
preferences, is presented by the literature of the algorithm culture. Next, it is defined the
diffused effect, that make the user be exposed to products and services with some external
tendency. At the end of the work, a synthesis of the effect of the digital algorithms on
consumer behavior is presented by means of critical realism.
Keywords: Consumption; Consumer Preferences; Digital Algorithms; Consumption
Pattern; Institutional Economics; Evolutionary Economics.
|
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|