|
|
Aluno(a) |
Rafael Duregger |
Titulo |
Comércio Intraindustrial: um exame da indústria automobilística brasileira (2000-2016) |
Orientador(a) |
Prof. Dr. ROGERIO GOMES |
Data |
25/03/2019 |
Resumo |
RESUMO
O presente trabalho analisa os padrões de comércio internacional do setor automobilístico brasileiro de 2000-2016, através dos indicadores de comércio intraindustrial (CII). Relacionando-os as variáveis determinantes do CII para um produto complexo, como é o caso do automóvel, de acordo com as Novas Teorias do Comércio Internacional (NTCI), essas variáveis são: economias de escala, distância geográfica ponderada (hipótese gravitacional), semelhanças na renda e investimento direto estrangeiro (IDE). Verificamos também a trajetória seguida pelos indicadores de CII em suas características verticais (grande diferença entre os valores comercializados de um produto semelhante entre dois países) e horizontais (quando a diferença é pequena). O rumo da trajetória pode dizer muito sobre o processo de fragmentação da produção e sobre a convergência setorial, portanto estudos no sentido de entender a fragmentação e a evolução das cadeias globais de valor do setor foram pertinentes. O setor automobilístico e seus padrões de comércio não podem ser compreendidos sem a devida observação dos elementos históricos-institucionais, o que demos ênfase, principalmente, na relação com o MERCOSUL, os regimes automotivos e o INOVAR-AUTO. Para os testes empíricos utilizamos uma amostra de 14 países e 84 indústrias, desagregadas a 6 dígitos do Sistema Harmonizado (SH), compreendendo além de veículos finais, carroceria, peças de veículos, transmissões, partes metálicas, outras peças.
Palavras-Chave: Comércio intraindústria. setor automobilístico. cadeias globais de valor. investimento direto estrangeiro.
|
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|