UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Economia

Aluno(a) Mariana Gonçalves Mota
Titulo A EXPERIÊNCIA DO TERRITÓRIO DA SERRA DA CANASTRA: INSTITUIÇÕES, INDICAÇÃO GEOGRÁFICA E SINGULARIDADES
Orientador(a) Prof. Dr. SEBASTIÃO NETO RIBEIRO GUEDES
Data 08/11/2017
Resumo RESUMO
Diante do contexto de maior competitividade dos produtos derivados de leite, uma das mais reconhecidas e tradicionais regiões produtoras de queijo em Minas Gerais depara-se com a necessidade crescente de aumentar a qualidade e o reconhecimento de seus produtos, como via alternativa à competição por preços. Assim, por meio de uma associação de produtores, procurou-se constituir uma Indicação Geográfica (IG) cuja marca é denominada Região do Queijo da Canastra, seguida por uma certificação de origem do queijo. Esta dissertação analisa a experiência de arranjo produtivo territorial organizado pelos produtores de queijo do Sudoeste do estado de Minas Gerais, que, por meio da organização dos produtores da região, constituíram a APROCAN (Associação de Produtores de Queijo Canastra), que obteve, em 2012, o reconhecimento da IG de seu queijo. Os objetivos dessa dissertação são analisar a inserção cada vez mais expressiva do queijo Canastra no mercado regional e nacional; estudar a importância da denominação de origem conquistada pelos produtores de queijo do Sudoeste mineiro e sua importância sobre o desenvolvimento regional. Para isso, lançamos mão do enfoque territorial para sua análise, buscando diálogos teóricos entre diferentes aportes teóricos, particularmente, a Nova Sociologia Econômica (NSE).
Palavras – chave: Território, desenvolvimento territorial, desenvolvimento rural, queijo artesanal.
ABSTRACT
Given the context of greater competitiveness of milk products, one of the most recognized and traditional cheese-producing regions in Minas Gerais is faced with the growing need to increase the quality and recognition of its products, as an alternative to competition for prices . Thus, through an association of producers, we sought to establish a Geographical Indication (GI) whose brand is called the Cheese Region of Canastra, followed by a certification of origin of the cheese. This dissertation analyzes the experience of a territorial productive arrangement organized by the cheese producers of the Southwest of the state of Minas Gerais, who, through the organization of the region's producers, constituted APROCAN (Association of Canastra Cheese Producers), which in 2012 , the recognition of the GI of its cheese. The objectives here are to analyze the increasingly expressive insertion of Canastra cheese in the regional and national markets; to study the importance of the denomination of origin conquered by the producers of cheese of the Southwest of Minas Gerais and its importance on the regional development. To this end, we have used the territorial approach for its analysis, seeking theoretical dialogues among different theoretical contributions, particularly the New Economic Sociology (NSE).
Keywords: Territory, territorial development, rural development, artisanal cheese.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara