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Aluno(a) |
Aline Correia de Souza |
Titulo |
Indústria Calçadista Brasileira e Concorrência Internacional: uma análise da qualidade dos produtos exportados e das estratégias adotadas pelas empresas (1989-2006) |
Orientador(a) |
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Data |
09/03/2009 |
Resumo |
O rápido avanço na internacionalização das grandes empresas, nas últimas décadas, foi possível tanto pela revolução tecnológica verificada entre os meios de transporte e de comunicação, como pelas liberalizações e desregulamentações econômicas. O sistema produtivo e o comércio integraram-se, e as nações se especializaram em diferentes ramos da manufatura. A tendência à externalização dos estágios de produção dos setores tradicionais foi uma estratégia adotada para reduzir os custos, sobretudo, os salários, pois essas indústrias são bastante intensivas em mão-de-obra. No final de 1960, a manufatura do calçado foi transferida para o Brasil, Coréia do Sul e Taiwan, posto que, além de já possuírem capacidade produtiva instalada, desfrutavam de mão-de-obra a baixo custo. Na segunda metade dos anos 1980, o movimento de deslocalização da produção da indústria calçadista foi norteado para outras regiões em desenvolvimento, tais como: China, Filipinas, Indonésia e Tailândia. Após a década de 1990, houve um acirramento da concorrência no mercado calçadista mundial. A avaliação das estratégias praticadas pelas empresas nacionais do setor, bem como das variações na qualidade dos calçados brasileiros exportados são objetivos deste estudo.Palavras-chave: indústria calçadista; abertura econômica; outsourcing; concorrência mundial; estratégias das empresas brasileiras; qualidade das exportações nacionais |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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