UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Economia

Aluno(a) Albino Fernando Colantuono
Titulo Internacionalização de Empresas Produtoras de Insumos Básicos de Países em Desenvolvimento: análise das indústrias de aço e de cimento
Orientador(a)
Data 02/03/2009
Resumo A partir dos anos 1980, as empresas transnacionais elevaram o envolvimento em atividades produtivas no exterior, em resposta ao acirramento da concorrência provocado pela globalização. A internacionalização produtiva não se limitou somente a empresas de nações desenvolvidas, já que algumas empresas de países em desenvolvimento também procuraram a expansão de suas atividades internacionais. Esta dissertação examina a internacionalização produtiva de empresas produtoras de insumos básicos (aço e cimento) provenientes de alguns países em desenvolvimento e, assim, procura identificar as estratégias adotadas pelas empresas selecionadas (Gerdau, Tata Steel, Techint, Cemex e Votorantim). Para atingir os objetivos propostos, além das leituras de textos sobre internacionalização de empresas, foram caracterizadas as estruturas de mercado e a dinâmica competitiva das indústrias do aço e do cimento, procedimento importante para a compreensão do ambiente competitivo em que são definidas e operacionalizadas as estratégias de internacionalização das empresas. Além disso, levantaram-se informações obtidas em artigos, relatórios anuais e sítios das empresas referentes às trajetórias de crescimento delas no mercado doméstico e em outros países. Essas informações possibilitaram a reconstrução da trajetória que cada uma delas utilizou até atingir, produtivamente, outros países e verificaram-se, assim, as estratégias adotadas. Adicionalmente, construiu-se um indicador de internacionalização produtiva (IP), o qual se demonstrou consistente na comparação entre o grau de internacionalização produtiva de cada empresa. Concluiu-se que as firmas de países em desenvolvimento encaminharam suas atividades ao exterior por diversas razões, como a busca de novos mercados, a procura de ganhos de eficiência, a busca por recursos naturais ou mesmo pela aquisição de conhecimentos técnicos. Todavia, a busca de mercados é a principal motivação, e o controle dos canais de distribuição serve para fortalecer essa estratégia. As empresas apresentaram trajetórias de internacionalização consistentes e coerentes com aspectos inerentes às suas localizações, capacitações e potencialidades econômicas. A internacionalização iniciou-se em locais próximos geográfica e culturalmente. Nas siderúrgicas e nas cimenteiras analisadas, a integração vertical das operações no exterior também é uma estratégia de consolidação no mercado. A internacionalização pode ser considerada também como uma atitude defensiva do mercado doméstico; e a experiência na atuação internacional facilita a busca e o acesso a fontes regulares de matérias-primas.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara