UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Mirlene Fátima Simões Wexel Severo
Titulo Os movimentos sociais de juventude e os direitos dos jovens no Brasil
Orientador(a)
Data 13/11/2006
Resumo Resumo

Ao longo da história nacional, os movimentos sociais de juventude contribuíram para a democratização e melhores condições de vida para a sociedade. Participaram ativamente do movimento abolicionista, tenentista, da semana de arte moderna de 1922, da consolidação do partido comunista brasileiro, fundaram a União Nacional dos Estudantes, organizaram o Fora-Collor. Os jovens atuam junto a sociedade através de contextos culturais e da conjuntura política que se apresenta.
A partir de 2003 órgãos governamentais começam a colocar prioridade sobre os direitos e garantias destes jovens. Inicialmente, o poder legislativo indica propostas de programas especiais para os jovens e posteriormente, em 2004 o governo federal assume as discussões sobre o tema. A preocupação era gerar emprego para os jovens, que representam uma grande parcela da sociedade sem acesso ao trabalho, e inibir a violência onde estes são vítimas e agentes.
Em 2005 é criada a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional, na Câmara dos Deputados neste mesmo ano é proposto o Estatuto da Juventude e o Plano Nacional de Juventude. A preocupação em executar rapidamente as ações para os jovens, passa pelas reformas do Estado que tiveram início na década de 1980 com a globalização econômica e a redução do estado de bem estar social como também pelas considerações do Plano de Ação das Nações Unidas.
Os movimentos de Juventude participaram de todos estes debates de forma reduzida. Indo além das propostas de trabalho e renda, os jovens propuseram melhorias na educação em todos os níveis e ações culturais que propiciem o aprendizado e a descoberta de novos talentos. Mostraram que dar garantias aos jovens é também propor transformações para a sociedade, com reformas econômicas e desenvolvimento nacional.
Desta forma consolida-se no Brasil os direitos dos jovens. Mesmo dadas as deficiências geradas pelo sistema econômico vigente, tais direitos possibilitarão pela primeira vez na história nacional, acesso aos jovens de classes populares à garantias antes exclusivas a poucos.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara