UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Maria Nazaré Salvador
Titulo Mulheres negras adolescentes: projetos de vida e suporte familiar.
Orientador(a)
Data 28/04/2006
Resumo Esta dissertação buscou interpretar as experiências de um grupo de mulheres negras adolescentes, com relação ao preconceito, a discriminação e ao racismo que cotidianamente permeiam as relações sociais e, o papel desempenhado pela família na construção de suas identidades. Foi uma tentativa de apreender como essas mulheres adquirem condições não somente para desconstruir os estigmas e estereótipos presentes no imaginário social, mas também para ressignificar o ser negro e fazer planos para o futuro nos quais expressam uma identidade étnico-racial.
Os recursos da história oral foram importantes para captar e interpretar os aspectos significativos de suas vivências e experiências em contextos sociais que as subestimam e outros, em que se sentem valorizadas e contribuem, assim, para o fortalecimento da auto-estima e auto-confiança.


Palavras-chave: Estigma, estereótipo, gênero, experiência, identidade étnico-racial




ABSTRACT

This research aimed to interpret the experiences of a group of black adolescent women, regarding prejudice, discrimination and racism that daily permeate the social relations and the role performed by the family in the construction of their identities. This study was an attempt to understand how those women acquire conditions not only to dismantle the stigmata and stereotypes present in the social imaginary, but also to “re-signify” the black human being and to make plans for the future in which they express an ethnic-racial identity.
The resources provided by the oral history were important to collect and to interpret significant aspects of the black girls’ living experiences in social contexts that underestimate them and in other ones where they feel appreciated, and thus, contribute for the growth of their self- steem and self confidence.

Key words: stigma, stereotype, gender, experience, ethnic-racial identity
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara