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Aluno(a) |
Maria Caroline Trovo |
Titulo |
Um estudo das [possíveis] contradições da cultura no capitalismo do pós-guerra: uma abordagem do Teatro da Vertigem |
Orientador(a) |
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Data |
15/08/2006 |
Resumo |
O presente trabalho busca estabelecer as diretrizes de uma política estética eficaz na pós-modernidade, entendida aqui como o estágio mais avançado do capitalismo (e não como um conceito meramente estético). Para tanto, parte-se do esmiuçamento de um fundamental capítulo da história da modernidade estética qual seja, o debate sobre o expressionismo- bem como da relação entre Walter Benjamin, importante teórico da modernidade, e Bertolt Brecht, dramaturgo alemão vanguardista. Com isso, extrai-se ensinamentos e categorias interpretativas fundamentais à prática da crítica cultural, que são pensadas em relação ao grupo Teatro da Vertigem manifestação cultural com origem na década de 90, na cidade de São Paulo (Brasil). Tal grupo apresenta como principal característica um tratamento diferenciado à categoria espaço, correspondendo assim à necessidade de um mapeamento cognitivo-espacial no estabelecimento de uma política estética eficaz na atualidade, como apontado pelo teórico Fredric Jameson em seu Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. Por outro lado, verifica-se também a presença, no grupo, de características que o aproximam da lógica da indústria cultural, fenômeno caracterizador da cultura na atualidade. Portanto, por meio da análise do grupo Teatro da Vertigem, que desponta como a manifestação cultural atual que mais se aproxima de uma estética emancipatória, adentra-se no universo das contradições culturais da contemporaneidade. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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