UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Miqueli Michetti
Titulo A lógica social da moda. Apontamentos para uma teoria crítica da cultura de consumo
Orientador(a)
Data 19/06/2006
Resumo O trabalho apresenta uma análise do fenômeno social da moda na contemporaneidade. A partir da teoria crítica da sociedade erigida por autores como Walter Benjamin, Theodor Adorno, Herbert Marcuse, Christoph Türcke e Fredric Jameson, bem como de uma revisão de algumas das principais interpretações sobre o tema, é estabelecido um estudo sócio-filosófico da lógica da moda em sua relação com a lógica social capitalista de produção econômica e cultural. Essa reflexão teórica e crítica permite perceber a moda como um processo histórico que se desenvolve com a modernidade e se estabelece como parte intrínseca da “dominante cultural do capitalismo tardio”, na qual economia e cultura se imbricam e se realizam. A análise leva então a apreender as implicações da lógica da moda no processo econômico e na formação cultural, social e individual na chamada “sociedade de consumo”. Assim, o estudo torna possível verificar que ela forma um “circuito de realimentação recíproca” com a lógica capitalista, a qual integra, consolida, ratifica e estimula, de modo a se instituir como elemento sutil, porém veemente, da formação social contemporânea.


Palavras-chave: Moda. Teoria Crítica. Sociedade de Consumo. Cultura de Consumo. Indústria Cultural. Capitalismo Tardio.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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