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Aluno(a) |
Miqueli Michetti |
Titulo |
A lógica social da moda. Apontamentos para uma teoria crítica da cultura de consumo |
Orientador(a) |
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Data |
19/06/2006 |
Resumo |
O trabalho apresenta uma análise do fenômeno social da moda na contemporaneidade. A partir da teoria crítica da sociedade erigida por autores como Walter Benjamin, Theodor Adorno, Herbert Marcuse, Christoph Türcke e Fredric Jameson, bem como de uma revisão de algumas das principais interpretações sobre o tema, é estabelecido um estudo sócio-filosófico da lógica da moda em sua relação com a lógica social capitalista de produção econômica e cultural. Essa reflexão teórica e crítica permite perceber a moda como um processo histórico que se desenvolve com a modernidade e se estabelece como parte intrínseca da dominante cultural do capitalismo tardio, na qual economia e cultura se imbricam e se realizam. A análise leva então a apreender as implicações da lógica da moda no processo econômico e na formação cultural, social e individual na chamada sociedade de consumo. Assim, o estudo torna possível verificar que ela forma um circuito de realimentação recíproca com a lógica capitalista, a qual integra, consolida, ratifica e estimula, de modo a se instituir como elemento sutil, porém veemente, da formação social contemporânea.
Palavras-chave: Moda. Teoria Crítica. Sociedade de Consumo. Cultura de Consumo. Indústria Cultural. Capitalismo Tardio. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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