|
|
Aluno(a) |
Roberta Nunino Ribeiro |
Titulo |
Cartografias do efêmero: UFTM e o enfrentamento a processos antidemocráticos |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Edmundo Antonio Peggion |
Data |
14/08/2024 |
Resumo |
RESUMO
Esta pesquisa investiga um acontecimento ocorrido na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) considerando os contextos de enfrentamento aos processos antidemocráticos que se deram na última década brasileira (2012 – 2022), especialmente no governo Bolsonaro. O acontecimento refere-se ao apagamento do que foi considerado a identidade cultural e um patrimônio simbólico da UFTM. Tratava-se de várias pinturas no campus central, o Centro Educacional (CE), que foram apagadas por uma imensa repintura branca. Esta investigação não se estrutura de modo a alcançar objetivos, mas sim de produzir perguntas que nos levam a experimentar inteligibilidades a respeito da temática, além de um comprometimento democrático e histórico com as diversas narrativas que insurgem em relação ao episódio em questão. Adota-se como método a cartografia, assim como diferentes aberturas teórico-analíticas que possibilitam produzir compreensões articuladas com a política nacional e estabelecer diálogos com os diversos fenômenos que se apresentam frente aos dilemas plurais do nosso tempo e outros que se apresentarão durante este percurso de pesquisa.
Palavras-chave: Movimento estudantil; UFTM; Covid-19; Cartografia. Democracia.
ABSTRACT
This research investigates an event that occurred at the Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) considering the contexts of confronting anti-democratic processes that took place in the last Brazilian decade (2012 – 2022), especially during the Bolsonaro government. The event refers to the erasure of what was considered the cultural identity and symbolic heritage of UFTM. These were several paintings on the central campus, the Educational Center (CE), which were erased by an immense white repainting. This investigation is not structured to achieve objectives, but rather to produce questions that lead us to experience intelligibility regarding the topic, in addition to a democratic and historical commitment to the different narratives that arise in relation to the episode in question. Cartography is adopted as a method, as well as different theoretical-analytical openings that make it possible to produce understandings articulated with national politics and establish dialogues with the different phenomena that present themselves in the face of the plural dilemmas of our time and others that will present themselves during this research journey.
Keywords: Student movement; UFTM; Covid-19; Cartography; Democracy. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|