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Aluno(a) |
Samara dos Santos Carvalho |
Titulo |
A branquitude desvelada: o romance Clara dos Anjos e as relações raciais e de gênero na Primeira República |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Carlos Henrique Gileno |
Data |
27/03/2024 |
Resumo |
Resumo
Em 1922, Afonso Henriques de Lima Barreto publica seu último romance, Clara dos Anjos, meses antes de seu falecimento. O romance narra uma história de sedução e abandono vivenciada pela personagem-título, uma jovem mestiça de origem humilde. Descrita pelo autor como “uma natureza amorfa, pastosa, que precisava de mãos fortes que a modelassem e fixassem”, a protagonista é alienada em relação à sua condição racial, cuja trajetória de vida é marcada pela exclusão social e pelo racismo, problemáticas centrais em diversas obras de Lima Barreto. O objetivo do trabalho consiste em analisar, no romance Clara dos Anjos, a emergência de uma crítica à construção social branquitude como um marcador simbólico de distinção social diante das aspirações democráticas do Brasil na Primeira República. A hipótese apresentada é que se pode aferir originalidade e pioneirismo em Lima Barreto ao desvelar o racismo e ao problematizar a branquitude como uma ideologia, ou seja, como um constructo capaz de produzir ideias acerca da realidade social. A metodologia utilizada é a análise literária, realizada a partir da perspectiva empregada por Antônio Candido (2000), que consiste em demonstrar, de forma dialética, as particularidades da obra literária em que os elementos caracterizados como externos – os fatores sociais – tornam-se internos, ou seja, desempenham papel fundamental na estrutura narrativa, convertendo-se em expressão estética. Consoante a esta perspectiva, adotase também como referencial Sevcenko (1999), que vislumbra a literatura como missão, e Bosi (1982), ao caracterizar a obra de Lima Barreto como romance social, em que as condições da vida particular do ator se entrelaçam com a denúncia social presente em sua obra. Busca-se compreender a obra literária enquanto objeto de investigação sociológica sob dois aspectos indissociáveis: a literatura como um fenômeno social de produção, comercialização e consumo, como também, o referencial de uma época, que permite levantar reflexões acerca das contradições raciais e sociais do contexto histórico vivenciado por Lima Barreto. Por fim, aborda-se a importância de analisar relações étnico-raciais como um fenômeno relacional, compreendido em sua esfera simbólica, atrelada a contextos sociais e políticos específicos.
Palavras-chave: Clara dos Anjos; Lima Barreto; branquitude; racismo; gênero; Primeira República; Brasil.
Abstract
In 1922, Afonso Henriques de Lima Barreto published his last novel, Clara dos Anjos, months before his death. The novel tells a story of seduction and abandonment experienced by the title character, a young black woman of humble origin. Described by the author as “an amorphous, pasty nature, which needed strong hands to shape and fix it,” the protagonist is alienated in relation to her racial condition, whose life trajectory is marked by social exclusion and racism, central issues in several works by Lima Barreto. The aim of the work is to analyze in the novel Clara dos Anjos the emergence of a critique of the social construction of whiteness as a symbolic marker of social distinction in the face of Brazil’s democratic aspirations in the First Republic. The hypothesis presented is that one can ascertain an original and pioneer spirit in Lima Barreto by unveiling racism and problematizing whiteness as an ideology, that is, as a construct capable of producing ideas about social reality. The methodology used is literary analysis, carried out from the perspective employed by Antônio Candido (2000) which consists in demonstrating, in a dialectical way, the particularities of the literary work in which the elements characterized as external – the social factors – become internal, that is, they play a fundamental role in the narrative structure, becoming an aesthetic expression. In accordance with this perspective, we also adopt as a reference Sevcenko (1999) who envisages literature as a mission and Bosi (1982) when characterizing Lima Barreto’s work as a social novel, in which the conditions of the actor’s private life intertwine with the social denunciation present in his work. We seek to understand the literary work as an object of sociological investigation under two inseparable aspects: literature as a social phenomenon of production, marketing and consumption, as well as, the reference of an era, which allows us to raise reflections about the racial and social contradictions of the historical context experienced by Lima Barreto. Finally, we address the importance of analyzing ethnic-racial relations as a relational phenomenon, understood in its symbolic sphere, linked to specific social and political contexts.
Keywords: Clara dos Anjos; Lima Barreto; whiteness; racism; gender; First Republic. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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