UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Michele Fernanda Sabino Gubbiotti
Titulo Vivências compartilhadas, memórias que se entrelaçam: histórias de negros na Terra da Saudade
Orientador(a) Profa. Dra. Amanda Cristina Danaga
Data 19/01/2024
Resumo RESUMO
Esta dissertação versa sobre memórias e procura resgatar histórias que foram negligenciadas pelos registros oficiais. Busca escrever textualmente as experiências dos negros em Matão a partir das narrativas individuais e das lembranças da pesquisadora. A hipótese é que essas experiências foram omitidas ou estereotipadas, o que mostra a necessidade de outra abordagem para evitar a perda dessas histórias na efemeridade das lembranças. O estudo procura preencher lacunas, enfatizando a importância da memória do negro em Matão e da oralidade na preservação das vivências de classes marginalizadas e racializadas que foram apagadas dos registros oficiais. Por meio da autoetnografia e da etnografia de histórias de vida, objetiva-se construir histórias de negros em Matão, no interior de São Paulo, considerando a perspectiva das presenças múltiplas, ou seja, negros e não negros contribuindo para o tecimento de uma história não observada no material oficial. O povoado surgiu uma década após a Abolição da Escravatura, apresentando significativa presença de pessoas negras no primeiro bairro e na incipiente cidade. Mais tarde, o surgimento do Clube Henrique Dias pôde demonstrar as configurações sociais da época que excluíam o negro por inúmeras razões, possivelmente como consequência do escravismo e das características da sociedade que se formava. Por meio das memórias, considerando também aspectos históricos da sociedade brasileira, a pesquisa busca registrar e compreender as experiências de uma população que foi apagada da história da cidade. Os resultados do estudo proporcionam um conjunto de informações a partir da perspectiva do próprio campo, contribuindo para a desconstrução de imagens retratadas na historiografia oficial, bem como o preenchimento dos vazios neste registro. Oferece, ainda, à comunidade negra matonense um espaço na história da cidade, sendo uma de inúmeras outras versões de histórias de negros. A combinação da autoetnografia com a etnografia de histórias de vida, isto é, a (auto) etnografia, segundo a pesquisadora convencionou denominar, auxiliou na construção desta narrativa, por meio da escrita das próprias lembranças e dos encontros com pessoas, negras e não negras, para falar dos negros na história do município. Não foi delineado um recorte temporal, pois os eventos que vêm à tona por meio da memória não seguem uma ordem cronológica. No entanto, ao investigar uma história de negros na cidade, o campo trouxe alguns tempos em específico, como as décadas de 1940 a 1980, lugares como a Vila Santa Cruz, as Fazendas do Cambuhy e situações como a impossibilidade de entrar em Clubes no Centro, fundados por imigrantes europeus. Ao resgatar e documentar as histórias nesta região, a pesquisa contribuiu para uma narrativa mais inclusiva do passado, ao reconhecer a relevância que cada voz desempenha na composição da identidade e da herança cultural de uma comunidade. Espera-se que o estudo seja uma inspiração para pesquisas futuras destinadas a reconhecer e preservar a diversidade e a riqueza de histórias de negros negligenciadas nos mais variados territórios.
Palavras-chave: histórias de vida; história coletiva; identidade negra; negros em Matão.

RESUMEN
Esta disertación trata sobre memorias y busca rescatar historias que han sido descuidadas por los registros oficiales. Busca escribir textualmente las experiencias de los negros en Matão a partir de las narrativas individuales y los recuerdos de la investigadora. La hipótesis es que estas experiencias fueron omitidas o estereotipadas, lo que muestra la necesidad de otro enfoque para evitar la pérdida de estas historias en los recuerdos efímeros. El estudio busca llenar lagunas, enfatizando la importancia de la memoria del negro en Matão y de la oralidad en la preservación de las vivencias de clases marginadas y racializadas que fueron borradas de los registros oficiales. A través de la autoetnografía y la etnografía de historias de vida, se busca construir historias de negros en Matão, en el interior de São Paulo, considerando la perspectiva de las presencias múltiples, es decir, negros y no negros contribuyendo al tejido de una historia no observada en el material oficial. El pueblo surgió una década después de la Abolición de la Esclavitud, presentando una presencia significativa de personas negras en el primer barrio y en la incipiente ciudad. Más tarde, el surgimiento del Club Henrique Dias pudo demostrar las configuraciones sociales de la época que excluían al negro por innumerables razones, posiblemente como consecuencia del esclavismo y de las características de la sociedad que se formaba. A través de las memorias, considerando también aspectos históricos de la sociedad brasileña, la investigación busca registrar y comprender las experiencias de una población que fue borrada de la historia de la ciudad. Los resultados del estudio proporcionan un conjunto de informaciones desde la perspectiva del propio campo, contribuyendo a la desconstrucción de imágenes retratadas en la historiografía oficial, así como al llenado de los vacíos en este registro. Ofrece, además, a la comunidad negra de Matão un espacio en la historia de la ciudad, siendo una de las innumerables otras versiones de historias de negros. La combinación de la autoetnografía con la etnografía de historias de vida, es decir, la (auto) etnografía, según la investigadora ha convenido en llamar, ayudó en la construcción de esta narrativa, a través de la escritura de los propios recuerdos y los encuentros con personas, negras y no negras, para hablar de los negros en la historia del municipio. No se delineó un recorte temporal, pues los eventos que emergen a través de la memoria no siguen un orden cronológico. Sin embargo, al investigar una historia de negros en la ciudad, el campo trajo algunos tiempos en específico, como las décadas de 1940 a 1980, lugares como la Vila Santa Cruz, las Fazendas do Cambuhy y situaciones como la imposibilidad de entrar en Clubes en el Centro, fundados por inmigrantes europeos. Al rescatar y documentar las historias en esta región, la investigación contribuyó a una narrativa más inclusiva del pasado, al reconocer la relevancia que cada voz desempeña en la composición de la identidad y la herencia cultural de una comunidad. Se espera que el estudio sea una inspiración para investigaciones futuras destinadas a reconocer y preservar la diversidad y la riqueza de historias de negros descuidadas en los más variados territorios.
Palabras clave: historias de vida; historia colectiva; identidad negra; negros en Matão.
Tipo Defesa-Mestrado
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