UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Cesar Bento de Freitas
Titulo Educação profissional técnica de nível médio e Covid-19: aprendizados do ensino não presencial
Orientador(a) Profa. Dr. Carla Gandini Giani Martelli
Data 01/08/2023
Resumo RESUMO
Neste estudo, foi realizada análise de documentos e legislação sobre Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Educação a Distância, Ensino Remoto e Híbrido. O objetivo geral é analisar a alteração na percepção de alunos, professores e gestores de escolas técnicas do Centro Paula Souza sobre o ensino não presencial, após o período de isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19. A pesquisa foi realizada no Centro Paula Souza, instituição do Estado de São Paulo que oferta Educação Profissional de forma pública e gratuita. As análises envolveram pesquisa com alunos, professores e gestores de Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza que vivenciaram o período de ensino remoto devido ao isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Os resultados revelam que a maioria dos alunos alega ter estudado menos e aprendido menos durante o ensino remoto. Já os professores e gestores informam que trabalharam mais durante o mesmo período. Para a maioria dos professores, os alunos tiveram um bom aprendizado. Professores e gestores apontam vantagens na continuação do uso de ferramentas criadas durante o ensino remoto, e que poderiam continuar a ocorrer aulas a distância nos cursos presenciais, uma ou duas vezes na semana. Alunos indicam que poderiam continuar com as aulas a distância uma vez na semana, mesmo no curso presencial. A educação está passando por muitas transformações e buscar elementos para entendê-las, justifica a importância desta pesquisa.
Palavras – chave: Educação Profissional; Ensino Remoto; Pandemia Covid-19; Centro Paula Souza.

ABSTRACT
In this study, an analysis of documents and legislation on Vocational Technical Education of Middle Level, Distance Education, Remote and Hybrid Education was carried out. The general objective is to analyze the change in the perception of students, teachers and managers of technical schools at Centro Paula Souza about non-face-to-face teaching, after the period of social isolation imposed by the Covid-19 pandemic. The research was carried out at Centro Paula Souza, an institution in the State of São Paulo that offers Professional Education in a public and free way. The analyzes involved research with students, teachers and managers of State Technical Schools of Centro Paula Souza who experienced the period of remote teaching due to the social isolation imposed by the Covid-19 pandemic. The results reveal that most students claim to have studied less and learned less during remote teaching. Teachers and managers report that they worked more during the same period. For most teachers, the students had a good learning experience. Teachers and managers point out advantages in continuing to use tools created during remote teaching, and that distance classes could continue to take place in face-to-face courses, once or twice a week. Students indicate that they could continue with distance classes once a week, even in the face-to-face course. Education is undergoing many transformations and seeking elements to understand them justifies the importance of this research.
Keywords: Professional Education; Remote Learning; Covid-19 pandemic; Centro Paula Souza.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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