|
|
Aluno(a) |
Thaís Cristina Caetano de Souza |
Titulo |
Alma gêmea, sofrimento e redenção: componentes do amor romântico na telenovela Espelho da Vida |
Orientador(a) |
Profª Drª Maria Aparecida Chaves Jardim |
Data |
05/12/2022 |
Resumo |
RESUMO
A telenovela é gestada no Brasil como um fenômeno cultural sui generis, visto que adquire especificidades no processo de “abrasileiramento” do gênero. Em terras brasileiras, a telenovela movimenta o mercado consumidor, com a criação de tendências na moda e nos objetos de consumo, confere identidades, contribui para a manutenção da memória coletiva da população e constrói debates em torno de questões sociais latentes a partir do merchandising social. Acrescentamos ao extenso rol de influência da telenovela no cotidiano brasileiro, a mediação dela para construção simbólica do mundo social, por meio da (re)produção de crenças e emoções. Desse modo, compreendemos a telenovela como um bem do mercado de bens simbólicos, no que os bens produzidos por ele, de caráter imaterial, pressupõem atos de apropriação cognitiva dos consumidores, ao nível de crença. Assim, considerando a popularidade e o consumo cognitivo da telenovela no Brasil e a centralidade do amor nas histórias contadas por ela, buscamos desvelar a crença sobre o amor difundida na telenovela Espelho da Vida, escrita por Elizabeth Jhin, exibida às 18h, em 2018, a fim de fornecermos uma possível interpretação do substrato dóxico do amor presente nas telenovelas da TV Globo. Para tanto, consideramos o amor enquanto uma emoção construída socialmente, no que a sua práxis, deriva da cultura. Trata-se de uma pesquisa que mobiliza insights teóricos da sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu. Portanto, trata-se de um empreendimento intelectual que visa contribuir na literatura das Ciências Sociais sobre o amor tendo como interface a telenovela brasileira.
Palavras-chave: amor romântico; telenovela; telenovela brasileira; emoção.
ABSTRACT
The soap opera is conceived in Brazil as a sui generis cultural phenomenon, since it acquires specificities in the process of “Brazilianization” of the genre. In Brazilian lands, the telenovela moves the consumer market, with the creation of trends in fashion and consumer objects, confers identities, contributes to the maintenance of the collective memory of the population and builds debates around latent social issues from social merchandising . We add to the telenovela's extensive role of influence in Brazilian daily life, its mediation for the construction of the social world, through the (re)production of beliefs and emotions. In this way, we understand the telenovela as an asset of the symbolic goods market, in which the goods produced by it, of an immaterial nature, adopted acts of cognitive appropriation by consumers, at the level of belief. Thus, considering the popularity and cognitive consumption of the telenovela in Brazil and the centrality of love in the stories told by it, we seek to develop the belief about love widespread in the telenovela Espelho da Vida, written by Elizabeth Jhin, shown at 6 pm, in 2018, in order to provide a possible interpretation of the doxic substrates of love present in TV Globo soap operas. For that, we consider love as a socially constructed emotion, in which its praxis derives from culture. This is a research that mobilizes theoretical insights from Pierre Bourdieu's reflective sociology. Therefore, it is an intellectual enterprise that aims to contribute to the literature of the Social Sciences on love, having the Brazilian soap opera as an interface.
Keywords: romantic love; telenovela; Brazilian telenovela; emotion. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|