|
|
Aluno(a) |
Giovanna Isis Castro Alves de Lima |
Titulo |
BASSANO VACCARINI: UMA INTERPRETAÇÃO DA CRISE E DO CAMINHO DE UM INTELECTUAL |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Milton Lahuerta |
Data |
20/09/2019 |
Resumo |
Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar o papel social da arte na obra do artista plástico italiano Bassano
Vaccarini (1914-2002), a partir de seus dois artigos publicados em 1947 e de sua produção
escultórica das décadas de 1980 e de 1990. Vaccarini nasceu na Itália, mas imigrou para o Brasil
no contexto do segundo pós-guerra e fez parte de atividades que percorreram diversas esferas
culturais durante quase setenta anos de atuação: organizou exposições de Arte Moderna, expôs na
Galeria Domus e na Bienais de Arte de São Paulo, exerceu a cenografia do Teatro Brasileiro de
Comédia (TBC) e na Companhia Cinematográfica Vera Cruz, ao lado de demais cenógrafos e
diretores estrangeiros, fundou uma Escola de Artes Plásticas, além de criar um Centro
Experimental de Cinema. Essas atividades na cidade e no estado de São Paulo marcaram um
período de inovação no teatro e nas artes feitas no Brasil e se consolidaram como importantes
iniciativas do período. Simultaneamente, com base nos artigos citados, Vaccarini observou o que
chamou de crise das Artes Plásticas, causada por um individualismo exacerbado na Arte Moderna.
Dessa forma, propôs um caminho para atravessar tal crise baseado na articulação entre a
contribuição dos grandes cânones renascentistas com o reestabelecimento do nexo entre artista e
sociedade. Em 1956, imigra para o interior do estado de São Paulo e conduz uma intensa
movimentação cultural na região, o que, posteriormente, resulta na realização de um projeto
estético na cidade de Altinópolis. Como hipótese norteadora, trabalhou-se com a ideia de que
Vaccarini recuperou as funções decorativas da arte, no entanto preocupou-se essencialmente em
retratar a dimensão social nos espaços públicos, assim seguindo suas concepções de caminho
estabelecidas já em 1947. Dessa maneira, buscou-se analisar as principais condições das Artes
Plásticas no país e o diálogo de crise que havia na época entre diversos intelectuais, como Mário
de Andrade e Mario Pedrosa, além de selecionar conjuntos escultóricos a fim de analisar essa
relação marcada pelo embate entre modernidade e tradição.
Palavras-chave: Modernidade. Intelectuais. Arte Moderna. Escultura.
Abstract: The aim of this work is to study the social role of art in the work of Italian artist Bassano
Vaccarini (1914-2002), from his two articles published in 1947 and his sculptural production of
the 1980s and 1990s. Vaccarini was born in Italy, but immigrated to Brazil in the context of the
second postwar period and was part of activities that spanned various cultural spheres for almost
seventy years: he organized exhibitions of Modern Art, exhibited at the Domus Gallery and the
São Paulo Art Biennials, He was the set designer of the Brazilian Comedy Theater (TBC) and
the Vera Cruz Film Company, along with other foreign set designers and directors, he founded a
School of Plastic Arts, and created an Experimental Film Center. These activities in the city and
state of São Paulo marked a period of innovation in theater and arts made in Brazil and were
consolidated as important initiatives of the period. At the same time, based on the mentioned
articles, Vaccarini observed what he called the Fine Arts crisis, caused by an exacerbated
individualism in Modern Art. Thus, he proposed a way to overcome such a crisis based on the
articulation between the contribution of the Renaissance, reestablishing the nexus between artist
and society. In 1956, he immigrated to the interior of the state of São Paulo and conducted an
intense cultural movement in the region, which subsequently resulted in the realization of an
aesthetic project in the city of Altinópolis. As a guiding hypothesis, we worked with the idea that
Vaccarini recovered the decorative functions of art, however he was essentially concerned with
portraying the social dimension in public spaces, following, therefore, his conceptions of the path
already established in 1947. Consequently,we intended to analyze the main conditions of Fine
Arts in the country and the crisis dialogue which existed at the time amongst various intellectuals,
such as Mário de Andrade and Mario Pedrosa, and to select sculptural ensembles in order to
analyze this relationship marked by the clash between modernity and tradition.
Keywords: Modernity. Intellectuals. Modern art. Sculpture. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|