|
|
Aluno(a) |
Elaine Aparecida de Souza Apolonio |
Titulo |
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA JUVENTUDE: o caso do Projovem Campo - Saberes da Terra na Paraíba Edição 2014 |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Maria Teresa Miceli Kerbauy |
Data |
18/06/2019 |
Resumo |
O Projovem Campo – Saberes da Terra (PJCST) é uma modalidade do ProJovem, uma política pública da Diretoria de Políticas de Educação para a Juventude (DPEJUV), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), e do Ministério de Educação (MEC), em parceria com a secretaria de Educação do Estado da Paraíba, no nível fundamental de educação de jovens e adultos, unificando qualificação social e profissional, visando à potencialização das capacidades dos jovens do campo, com idades entre 18 e 29 anos. Como o seu próprio nome indica, a intenção do PJCST foi a de oferecer uma alternativa viável de educação da juventude rural, por meio da metodologia diferenciada proposta, com práticas pedagógicas que valorizam os saberes oriundos da vida no campo e permitem, com a pedagogia da alternância, o tempo disponibilizado para que o jovem transmita à comunidade o que aprendeu em sala de aula. O objetivo geral da pesquisa é analisar a implementação de políticas públicas para a Juventude, por meio do Programa Projovem Campo – Saberes da Terra e sua contribuição para o desenvolvimento de uma melhor qualidade de vida dos jovens, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Juventude. O objetivo específico desta pesquisa é verificar a eficiência e eficácia da política em questão e se os objetivos visados na concepção e implementação do programa Projovem Campo – Saberes da Terra foram atingidos. A proposta metodológica adotada para este projeto é de natureza qualitativa, e baseia-se na análise de Howlett et al. (2013) centralizada no ciclo da política pública, desenvolvido pelas fases de montagem da agenda; formulação; tomada de decisão; implementação; e avaliação, pois essa análise nos permite distinguir cada fase do ciclo e clarificar a atuação dos atores, das estruturas organizacionais e das ideias dominantes do ciclo político administrativo. Realizamos um estudo bibliográfico, com documentos primários (relatórios, cadernos e legislação) e publicações em torno da realidade investigada, que contribuíram para evidenciar aspectos metodológicos do Programa ProJovem e sua efetiva aplicação, além de entrevistas semiestruturadas, com os responsáveis pela implementação e coordenação do programa no Estado da Paraíba.rnPalavras-chave: Política Pública. Educação de Jovens e Adultos. Qualificação profissional. Pro Jovem Rural.
ABSTRACT
Projovem Campo – Saberes da Terra (PJCST) is a modality of ProJovem, a public policy of the Directorate of Education Policies for Youth (DPEJUV), the Secretariat for Continuing Education, Literacy, Diversity and Inclusion (SECADI), and the Ministry of Education (MEC), in partnership with the Secretariat of Education of the State of Paraíba, at the fundamental level of Education of Young Adults, unifying social and professional qualification, aiming at enhancing the capacities of young people in the countryside, aged between 18 and 29 years. As its own name indicates, the PJCST's intention was to offer a viable alternative of rural youth education, through the proposed differentiated methodology, with pedagogical practices that value the knowledge derived from life in the field and allows through the pedagogy of alternation, the time available for the young person to transmit to the community what they have learned in the classroom. The general objective of the research is to analyze the implementation of public policies for Youth through the Program Projovem Campo – Saberes da Terra and its contribution to the development of a better quality of life for young people, according to the guidelines of the National Youth Policy. The specific objective of this research is to verify the efficiency and effectiveness of the policy in question; and whether the objectives aimed at the design and implementation of the Projovem Field Saberes da Terra program have been achieved. The methodological proposal adopted for this project is qualitative in nature, and is based on the analysis of Howlett et al. (2013) centered on the Public Policy Cycle, developed by the assembly phases of the agenda; formulation; decision making; implementation and evaluation, since this analysis allows us to distinguish each phase of the cycle and to clarify the performance of the actors, organizational structures and dominant ideas of the administrative political cycle. We carried out a bibliographic study, with primary documents (reports, notebooks and legislation) and publications around the researched reality, which contributed to highlight methodological aspects of the ProJovem Program and its effective application, as well as semi-structured interviews with those responsible for the implementation and coordination of the program in the state of Paraíba.
Keywords: Public policy. Youth and adult education. Professional qualification. ProJovem. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|