|
|
Aluno(a) |
Sidnei Ferreira dos Santos |
Titulo |
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO MERCADO FUNERÁRIO NO BRASIL: AGENTES, INSTITUIÇÕES E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Maria Aparecida Chaves Jardim |
Data |
29/03/2019 |
Resumo |
Sob a Luz da Sociologia Econômica, e levando em conta seu postulado de que os mercados são construções sociais (SWEDBERG, 2004), essa pesquisa pretende analisar o desenvolvimento do mercado funerário na sociedade brasileira, considerando os diversos tipos de mercado e os diferentes juízos morais atribuídos à morte. Buscando entender o desenvolvimento da empresa funerária a partir dos planos funerários e o embate desses com outros serviços, como seguros de vida e planos de saúde que também oferecem seguros de vida e assistência funerária. Na intersecção das transformações sociais, políticas, econômicas e jurídicas, no interior do Estado brasileiro, buscamos entender como tais mudanças provocam transformações no plano simbólico e material, criando novas iniciativas de produção e consumo, produtos e serviços funerários. A inspiração teórica é na sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu Em termos metodológicos, fizemos coleta de dados dos órgãos que representam o setor funerário, como sindicatos, associações e também legislações referentes a atividade funerária.
Palavras-chave: Mercado Funerário; Morte; Sociologia Econômica; Construção social de mercado. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|