UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Sidnei Ferreira dos Santos
Titulo A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO MERCADO FUNERÁRIO NO BRASIL: AGENTES, INSTITUIÇÕES E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO
Orientador(a) Profa. Dra. Maria Aparecida Chaves Jardim
Data 29/03/2019
Resumo Sob a Luz da Sociologia Econômica, e levando em conta seu postulado de que os mercados são construções sociais (SWEDBERG, 2004), essa pesquisa pretende analisar o desenvolvimento do mercado funerário na sociedade brasileira, considerando os diversos tipos de mercado e os diferentes juízos morais atribuídos à morte. Buscando entender o desenvolvimento da empresa funerária a partir dos planos funerários e o embate desses com outros serviços, como seguros de vida e planos de saúde que também oferecem seguros de vida e assistência funerária. Na intersecção das transformações sociais, políticas, econômicas e jurídicas, no interior do Estado brasileiro, buscamos entender como tais mudanças provocam transformações no plano simbólico e material, criando novas iniciativas de produção e consumo, produtos e serviços funerários. A inspiração teórica é na sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu Em termos metodológicos, fizemos coleta de dados dos órgãos que representam o setor funerário, como sindicatos, associações e também legislações referentes a atividade funerária.
Palavras-chave: Mercado Funerário; Morte; Sociologia Econômica; Construção social de mercado.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara