UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Jaqueline Vilas Boas Talga
Titulo Linhagens em movimento: reflexões a partir das culturas iorubas
Orientador(a) Prof. Dr. PAULO JOSE BRANDO SANTILLI
Data 19/09/2018
Resumo Resumo
O trabalho compartilha um olhar sobre as movimentações de longa duração efetivadas por adeptos e simpatizantes dos cultos ancestrais iorubas no Brasil em suas relações junto aos adeptos desses cultos em territórios iorubas em África. Pesquisamos as movimentações das relações através dos trânsitos em dupla direção: um de vinda de africanos dos cultos de Ifá, Eguns e Orixás ao Brasil, e outro de ida de brasileiros integrantes/componentes dos cultos ancestrais de matrizes africanas para o Golfo do Benin em busca de espaços ligados aos cultos ancestrais iorubas em África. O objetivo central do trabalho é refletir sobre as principais motivações dos trânsitos ao longo dos distintos contextos e seus desdobramentos tanto na constituição dos Candomblés, quanto nos desdobramentos/influências dessas movimentações transatlânticas entre o povo de santo no Brasil e nas comunidades de cultos ancestrais iorubas em África. A partir das etnografias realizadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Minas Gerais no Brasil, e nos estados de Oió e Oxum na Nigéria, tivemos a oportunidade de estar junto de adeptos e espaços ligados aos cultos ancestrais dos dois lados do Atlântico. Os trabalhos de campo somados às pesquisas já realizadas por autores clássicos e contemporêneos mostram que, ao invés de ser um fenômeno recente, os trânsitos sempre ocorreram desde a chegada dos iorubás como escravos ao Brasil e que as linhagens são fundamentais para a constituição dos Candomblés.
Palavras-chave: movimentos, iorubas, ancestrais, Ifá, Candomblés, Brasil, Nigéria.
Abstract
The thesis presents a study on the long-term movements carried out by adherents and sympathizers of the Yoruba ancestral cults in Brazil and territories in Africa. We investigate these movements by observing a double direction transit: one of Afrincans from Africans from the cult of Ifá, Eguns and Orixás coming to Brazil, and the other of Brazilians going to the Gulf of Benin in search of of spaces linked to the Yoruba ancestral cults in Africa. The main objective of the thesis is to reflect on the main motivations of the transits throughout the different contexts and their unfolding both in the constitution of the Candomblés and in the developments / influences of these transatlantic movements between the people of santo in Brazil and in the communities of Yoruba cults in Africa. From the ethnographies carried out in the states of Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia and Minas Gerais in Brazil, and in the states of Oyó and Oxum in Nigeria, we had the opportunity to join supporters and spaces linked to the ancestral cults on both sides of the Atlantic. The fieldwork, combined with the research already carried out by classical and contemporary authors, shows that, instead of being a recent phenomenon, transits have always occurred since the arrival of the Yorubás as slaves in Brazil and that the lineages are fundamental for the constitution of Candomblés.
Keywords: movements, Yoruba, ancestors, Ifá, Candomblés, Brazil, Nigeria.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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