|
|
Aluno(a) |
Débora de Souza Simões |
Titulo |
MEMÓRIAS MARGINALIZADAS: O Caso da Coleção de Arte Popular no Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria” |
Orientador(a) |
Prof. Dr. EDGAR TEODORO DA CUNHA |
Data |
26/04/2018 |
Resumo |
RESUMO
A presente pesquisa teve por objetivo investigar a representação de memórias e identidades culturais que o Museu Histórico e Pedagógico „Voluntários da Pátria‟ de Araraquara expõe, em específico, como a coleção de Arte Popular, representada pelas obras de Mestre Dito e Mestre Jorge, se insere nesse contexto. Partimos do pressuposto de uma marginalização dessas memórias dentro da instituição pelo espaço que ocupam e, compreendendo o museu enquanto um local de conflito, de memória, esquecimento e ausência, nesse sentido, buscamos na historiografia da cidade, na história do negro em Araraquara, na história de constituição da instituição e na atual exposição presente no museu, compreender como esse processo, posto aqui como histórico, se reproduz no museu. Utilizamos do aporte teórico que se propõe a compreender a história, a memória e o tempo, relacionando tais conceitos ao de museu, com o intuito de compreender e definir qual o tipo de museu histórico em análise, qual a tradição que segue, e qual a relação entre sua expografia e a historiografia sobre a cidade de Araraquara.
Palavras – chave: Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria”. Museus. Memória. História. Arte popular.
ABSTRACT
The present research had as objective investigate the representation of memories and cultural identities that the Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria” of Araraquara exposes, specifically, how the collection of Popular Art, represented by the works of Mestre Dito and Mestre Jorge, is inserted in this context. We start from the assumption of a marginalization of these memories within the institution by the space they occupy and, understanding the museum as a place of conflict, of memory, forgetfulness and absence, in this sense, we look for in the historiography of the city, in the history of the black people in Araraquara, history of the constitution of the institution and the present exhibition in the museum, to understand how this process, put here as historical, reproduces itself in the museum. We use the theoretical contribution that proposes to understand history, memory and time, relating these concepts to the museum, in order to understand and define the type of historical museum under analysis, which tradition follows, and which relation between its expography and the historiography on the city of Araraquara.
Keywords: Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria”. Museums. Memory. History. Popular art.
|
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|