UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Pedro João Uetela
Titulo A Universidade e Modos de Produção de Conhecimento em Moçambique (1975-2012): qual nexo com a empregabilidade dos graduados?
Orientador(a) Prof. Dr. DAGOBERTO JOSE FONSECA
Data 28/03/2018
Resumo Resumo
O presente trabalho visa investigar a contribuição da universidade para o
desenvolvimento de Moçambique a partir da análise das grandes mudanças que
caracterizaram o ensino superior do país. Aplica as variáveis; modos de conhecimento,
graduados, empregabilidade e expansão do ensino terciário para entender, analisar
bem como criticar o processo de estabelecimento do ensino superior em África no
geral e em Moçambique em particular. A pesquisa foi realizada em quatro (4)
universidades moçambicanas nomeadamente (UEM-Universidade Eduardo Mondlane,
UP-Universidade Pedagógica, UPA-Universidade Politécnica A Politécnica e UCMUniversidade
Católica de Moçambique) centrando-se nos dados do período entre 1975-
2012. O estudo definiu quatro (4) cursos nas categorias (Ciências Exatas e Biológicas,
Ciências Humanas, Ciências Tecnológicas e Ciências Humanas Aplicadas) sendo um
(curso) em cada uma das universidades já mencionadas. O critério de seleção e
definição da especialização corresponde às 4 divisões das áreas de geração de
conhecimento supracitadas. A partir de Tracey study1 dos estudantes formados entre
1975 a 2012, foi possível administrar um inquérito e posteriormente medir o valor do
saber oferecido pela universidade na inserção do graduado na indústria e como isso
influenciou na modernização do país. Os subperíodos analisados são nomeadamente
1975-1992, 1993-2007 e 2008 a 2012. Quanto às conclusões que se podem chegar a
partir do estudo incluem o fato de que inicialmente houve uma relação implícita entre
ensino superior e inserção do graduado. Todavia, à medida que o sistema se consolidou
no país, as incertezas aumentaram e o nexo ensino superior e progresso com base na
empregabilidade, se tornou explícito. Os resultados tanto da implicitude quanto da
explicidade são revelados pelas respostas dos graduados selecionados para amostra
representativa (aproximadamente 5000). De entre estes, apenas 22 retornaram o
questionaram e cerca de 100 somente acusaram ter recebido o mesmo (inquérito).
Palavras-chave: Universidade. Conhecimento. Empregabilidade. Desenvolvimento.
Moçambique.
Abstract
This research aims at investigating the contribution of university for
development in Mozambique considering the main changes that have characterized
higher education. It considers the analysis of an existing correlation between changes
in higher education and progress of the country. The study applies the following
variables: knowledge models, graduates, employability and expansion of tertiary
education in order to comprehend, analyse as well as criticise the process of HE
establishment for Africa in general and in Mozambique particularly. The research was
conducted in four (4) Mozambican universities namely (UEM-Eduardo Mondlane
University, UP-Pedagogic University, UPA-Politecnic A Politecnic University and
UCM-The Catholic University of Mozambique) with special emphasis in data of the
period 1975 to 2012. The study defined four (4) courses in the categories (Exact
Sciences and Biologic, Humanities, Technological Sciences and Human Applied
Sciences) each in one of the universities selected. The criteria for both selection and
definition of the courses corresponds to the 4 fields of knowledge generation already
mentioned. Through a tracey study of the graduates of the period between 1975-2012,
it was possible to administer a questionnaire and subsequently measure the validity of
the knowledge offered by universities on integration of graduates in the industry and
then comprehend how this influences the modernization of the country. The periods
analysed in the study focussed on (1975-1992, 1993-2007 and 2008 to 2012). The
conclusions from the research include the fact that initially there was an implicit
correlation between HE and the integration of the graduate in the labour market.
However, while the system became consolidated in the country, the uncertainties
increased and the correlation HE and progress considering the index employability
then turned explicit. The results of either implicity or explicity are revealed through the
responses from the sample-selected graduates (approximately 5000). From those only
22 returned the questionnaire and about 100 simply notified us of having received the
inquiry.
Key words: University. Knowledge. Employability. Development. Mozambique.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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