|
|
Aluno(a) |
Igor Lula Pinheiro Silva |
Titulo |
O PROBLEMA DO SENTIDO DA DIALÉTICA NO DIÁLOGO ENTRE WALTER BENJAMIN E THEODOR W. ADORNO (1916-1932) |
Orientador(a) |
Prof. Dr. ANTONIO IANNI SEGATTO |
Data |
05/03/2018 |
Resumo |
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo compreender alguns fundamentos do debate teóricometodológico
estabelecido entre Walter Benjamin (1892-1940) e Theodor Adorno (1903-
1969) sobre a dialética. Este debate foi documentado nas correspondências trocadas entre
ambos durante a década de 1930 e repercute diretamente nos textos produzidos por cada um
deles nesse mesmo período, revelando determinadas convergências e divergências que
permeiam aspectos fundamentais da dialética. A seguir, o problema da pesquisa e os
elementos teórico-metodológicos apresentados estão dispostos em uma constelação
estratégica para se realizar um estudo a respeito de alguns desdobramentos da dialética no
âmbito da teoria crítica. Partimos da observação de que os escritos da década de 1910 e início
da década de 1920 do jovem Benjamin apresentam uma concepção de linguagem e crítica de
arte que extrai sua vitalidade de uma determinada forma de imediatez em relação ao objeto.
Entretanto, na década de 1930, ao considerar metodologicamente os ensaios mais recentes de
teoria estética e crítica literária de Benjamin, Adorno observa que a relação de imediatez com
o objeto é incompatível com a dialética materialista, sendo imprescindível realizar uma
mediação do objeto com o processo social total. Após traçar esse panorama, o problema em
questão é remetido aos textos programáticos em que ambos elaboram suas respectivas tarefas
filosóficas, com o intuito de compreender o sentido da dialética no pensamento dos autores
naquele contexto.
Palavras-chave: Dialética. Método. Totalidade. Mediação. Imediatez.
ABSTRACT
The present work aims to understand some foundations of the theoretical-methodological
debate established between Walter Benjamin (1892-1940) and Theodor Adorno (1903-1969)
on dialectics. This debate was documented in the correspondences exchanged between them
during the 1930s and directly affects the texts produced by each of them during the same
period, revealing certain convergences and divergences that permeate fundamental aspects of
dialectics. In what follows, the research problem and the presented theoretical-methodological
elements are arranged in a strategic constellation to carry out a study about some
developments of dialectics in the scope of the critical theory. We begin with the observation
that the writings of the young Benjamin in the 1910s and early 1920s present a conception of
language and art criticism that extracts their vitality from a certain form of immediacy in
relation to the object. However, in the 1930s, when considering methodologically Benjamin's
most recent essays on aesthetics and literary criticism, Adorno notes that the relation of
immediacy to the object is incompatible with materialist dialectics, and it is essential to
mediate the object with the social process in its totality. After picturing this panorama, the
problem in question is referred to the programmatic texts in which both elaborate their
respective philosophical tasks, in order to understand the meaning of dialectics in the thought
of the authors in that context.
Keywords: Dialectics. Method. Totality. Mediation. Immediacy. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|