UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Renan Bergo da Silva
Titulo Página/pensamento: processos de criação de histórias em quadrinhos contemporâneas
Orientador(a) Prof. Dr. EDGAR TEODORO DA CUNHA
Data 28/09/2017
Resumo Resumo
O texto aqui apresentado é resultado de uma pesquisa que procurou fazer uma abordagem
antropológia das histórias em quadrinhos, essa conhecida prática expressiva.
Para isso, no primeiro capítulo, contextualizei questões mais gerais que orientaram a pesquisa
desde seu início até o presente momento, com uma série de readequações neste trajeto. E
procurei ferramentas teóricas, na antropologia, em outros campos e nas proposições de
críticos de quadrinhos e quadrinistas que me permitissem tratá-los de maneira alargada, em
conexão com outras práticas expressivas e sem a necessidade de os abordar por seu viés
originário de produto da cultura industrial de massas ou como uma manifestação expressiva
menor, na hierarquia tradicional das artes consagradas. Em complemento a isso, fiz um
levantamento dos desdobramentos contemporâneos, no Brasil e no mundo, de práticas dos
quadrinistas e de algumas percepções presentes nos mundos sociais que os englobam.
Daí por diante, no segundo e terceiro capítulo, o texto se orienta para tratar do trabalho de
campo e da análise de imagens produzidas por dois dos meus interlocutores, Gabriel Góes e
Pedro Franz. O trabalho de Góes me deu a oportunidade de versar sobre práticas salientes na
criação de seus quadrinhos, mas que compõem também um repertório compartilhado por
outros criadores. Tais como a apropriação, a abordagem não canônica do desenho e a busca
por efeitos sensoriais nos leitores que não se pautam estritamente pela “recompensa”
oferecida por uma narrativa tradicional com começo, meio e fim. Também foi possível traçar
algumas considerações sobre a conexão entre a atividade de quadrinista e a própria vida de
um autor.
Debruçando-me sobre as interlocuções com Pedro Franz e sobre seu trabalho, pude fazer
apontamentos sobre a situação contemporânea de embate ou entendimento entre o campo das
artes visuais e o dos quadrinhos, um acoplamento constante no pensamento e na prática desse
autor. Como no trabalho de Góes, também foi possível tratar dos diferentes materiais e
ferramentas que um quadrinista contemporâneo pode escolher para trabalhar e o impacto
dessa escolha no resultado final materializado na página. Também aqui, pudemos discutir as
relações entre quadrinhos e outras esferas da atuação que vão além das atividades do desenho
e da escrita, para incluir sua circulação e as posições tomadas pelos artistas diante dos deafios
sociais a eles colocados. Em síntese, mais uma vez conectamos quadrinhos e diferentes
aspectos da vida, nos apoiando na noção - inspirada pelas falas de Franz - de “fazer
quadrinhos expandido”.
Através desse percurso, espero ter dado conta de oferecer ao leitor um vislumbre das intensas
e variadas atividades que tomam forma, atualmente, no campo dos quadrinhos.
Palavras-chave: 1. Histórias em quadrinhos. 2. Antropologia das Formas Expressivas. 3.
Antropologia da Arte. 4. Antropologia da Imagem.

Abstract
The text presented here is the result of a research that sought to make an anthropological
approach to comics, this well known expressive practice.
For this, in the first chapter, I contextualized more general questions that guided the research
from its beginning to the present moment, with a series of adjustments in this path. And I
looked for theoretical tools in anthropology, in other fields and in the propositions of comics
artists and comic book critics that would allow me to treat them in a broad way, in connection
with other expressive practices and without the need to approach them for their original bias
as the product of industrial mass culture or as a minor expressive manifestation, in the
traditional hierarchy of consecrated arts. In addition to this, I surveyed the contemporary
developments, in Brazil and in the world, in practices of comics artists and in some
perceptions presented in the social worlds that encompass them.
From then on, in the second and third chapters, the text focuses on the fieldwork and analysis
of images produced by two of my interlocutors, Gabriel Góes and Pedro Franz. The work of
Góes gave me the opportunity to talk about salient practices on his comics' cration, but which
also compose a repertoire shared by other creators. Such as appropriation, the non-canonical
approach to drawing, and the search for sensory effects in readers who are not strictly guided
by the "reward" offered by a traditional narrative with beginning, middle, and end. It was also
possible to draw some considerations on the connection between the activity of a comic artist
and the life of an author himself.
Leaning on the dialogues with Pedro Franz and on his work, I was able to make notes on the
contemporary situation of conflict or understanding between the field of the visual arts and
the field of comics, a constant coupling in the thought and the practice of this author. As in
Góes' work, it was also possible to deal with the different materials and tools that a
contemporary comic artist can choose to work with and the impact of that choice on the final
result materialized on the page. Here too, we were able to discuss the relationships between
comics and other spheres of performance that go beyond the activities of drawing and writing,
to include their circulation and the positions taken by the artists in the face of the social
challenges placed upon them. In short, once again we connect comics and different aspects of
life, relying on the notion - inspired by Franz's lines - of "expanded making comics".
Through this path, I hope to have offered to readers a glimpse of the intense and varied
activities that are currently taking shape in the field of comics.
Keywords: 1. Comics. 2. Anthropology of Expressive Forms. 3. Anthropology of Art. 4.
Anthropology of Images.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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