|
|
Aluno(a) |
Rafael Franklin Almeida Bezzon |
Titulo |
O Japonês da Gravata Borboleta: Trajetória, Arquivo e Imagem: a experiência de pesquisa no e com o Arquivo Miyasaka |
Orientador(a) |
Prof. Dr. EDGAR TEODORO DA CUNHA |
Data |
29/05/2017 |
Resumo |
A pesquisa se propõe a realizar uma etnografia no e com Arquivo Miyasaka, ou seja, em
seu espaço e a lógica que o orienta e com as imagens e pessoas emaranhadas com o
arquivo, entendido como um objeto cultural em si mesmo. O arquivo fotográfico, com
aproximadamente 14 mil imagens, localizado na cidade de Ribeirão Preto no interior do
estado de São Paulo, compreende a produção do fotógrafo Tony Miyasaka, e dessa
prolífica produção somente o conjunto “Jovem Miyasaka”, produzido entre os anos de
1950 e 1960, é analisado ao longo a pesquisa. Partindo do encontro e do estabelecimento
das relações com as(os) interlocutoras(es), as fotografias e o arquivo é que se constituiu
o campo etnográfico. As fotografias, conforme a pesquisa se desenrolava, começaram a
adquirir um papel importante agenciando o estabelecimento das relações entre o
pesquisador, os interlocutores e as narrativas evocadas por eles que envolvem o arquivo,
as fotografias e a trajetória do fotógrafo ribeirão-pretano. Dessa forma, as fotos se
apresentaram como interlocutoras da pesquisa, são objetos-agentes, que estão
emaranhados na vida social. Seguindo a linha teórica de autores que se filiam à chamada
“virada fenomenológica” no estudo com fotografias, como Elizabeth Edwards, Susan
Sontag e Roland Barthes, valorizando a experiência que envolvem as fotos ao invés de
análises que refletem, apenas, seus conteúdos semióticos. Assim, as fotografias foram
compreendidas a partir de sua significância na vida das pessoas e no atos de fazer da
pesquisa através da experiência compartilhada entre pesquisador e interlocutores com as
imagens - ver fotos em conjunto -, dessa forma elas foram analisadas e pensadas a partir
de seus efeitos e afetos, nos observadores entre eles o pesquisador e na trajetória de
pesquisa, que ajudaram a determinar os caminhos percorridos e as relações estabelecidas.
Investigar o Arquivo Miyasaka, portanto, permite (re)conhecer a trajetória do fotógrafo e
seu arquivo, e assim (re)encontrá-lo como um dos expoentes da produção de imagens,
fotográficas e em movimento, da cidade de Ribeirão Preto durante a segunda metade do
século XX.
Palavras-chave: Arquivo, Antropologia Visual, Etnografia, Fotografia, Miyasaka.
Abstract
The research proposes to carry out an ethnography in and with Miyasaka Archive that is,
in its space and the logic that guides it and with images and people entangled with the
archive, understood as a cultural object in itself. The photographic archive, approximately
14 thousand images, located in the inner city of Ribeirão Preto in the state of São Paulo,
includes the production of photographer Tony Miyasaka, of this prolific production only
the set "Youth Miyasaka", produced between the years of 1950 and 1960, is analyzed
during the survey. Starting from the encounter and the establishment of the relations with
the interlocutors (s), the photographs and the archive is what constituted the ethnographic
field. The photographs, as the research developed, began to play an important role in
establishing the relations between the researcher, the interlocutors and the narratives
evoked by them that involve the archive, the photographs and the trajectory of the
photographer. In this way, the photos presented themselves as interlocutors of the
research, they are agent-objects, which are entangled in social life. Following the
theoretical line of authors who join the so-called "phenomenological turn" in the study
with photographs, such as Elizabeth Edwards, Susan Sontag and Roland Barthes, valuing
the experience that involves the photos instead of analyzes that only reflect their semiotic
contents. Thus, the photographs were understood from their significance in people's lives
and in the acts of doing the research through the shared experience between researcher
and interlocutors with the images - see photos together - in that way they were analyzed
and reflected from Its effects and affects, on the observers between them the researcher
and the research trajectory, which helped to determine the paths covered and the relations
established. Investigating the Miyasaka Archive, therefore, allows (re) to know the
trajectory of the photographer and his archive, and thus (re) find him as one of the
exponents of the photographic and moving image production of the city of Ribeirão Preto
during the second Half of the 20th century.
Keywords: Archive, Visual Anthropology, Ethnography, Photography, Miyasaka. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|