UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Laura Pimentel Barbosa
Titulo A guerra global no cinema
Orientador(a) Prof. Dr. JOAO CARLOS SOARES ZUIN
Data 24/05/2017
Resumo RESUMOrnCom o fim da Guerra Fria, muitos foram os discursos que afirmavam que a paz seria a marca da nova ordem mundial, infelizmente esse não foi o caso. Conflitos que se acreditavam estarem superados retornaram, como os de motivação étnica e religiosa, assim como surgiram novos atores que ameaçam a segurança internacional, como o crime organizado, o tráfico internacional de drogas e armas e o terrorismo internacional. Mas foi a partir dos ataques de 11 de setembro de 2001 que o esforço de guerra e o militarismo ocidental se acentuaram para combater essas ameaças, contudo, isso foi realizado de forma unilateral e com base em uma estratégia pouco clara denominada “Guerra ao Terror”, uma guerra que por sua própria motivação, não tem limite espacial ou temporal, configurando-se, nesse sentido, como uma guerra global. Das armas utilizadas nessa guerra, além dos drones e dos tanques de guerra, também podemos incluir a mídia e a indústria cultural. O século XX é repleto de exemplos do uso político da indústria cultural para promover o direcionamento das massas e a favor de determinadas ideologias e da guerra. A Segunda Guerra Mundial, por exemplo, teve a indústria cultural e a Propaganda como meios importantíssimos para manipular as pulsões íntimas e direcionar os indivíduos em prol do esforço de guerra, promovendo a guerra total. No século XXI, a prática da guerra se alterou bastante, mas algo ainda se mantém: a relação da guerra com a indústria cultural. Sendo o cinema historicamente o carro-chefe dessa indústria, um dos produtos mais lucrativos do setor de entretenimento e, no caso do cinema hollywoodiano, intimamente envolvido com os setores militar e político, é razoável assumir que os filmes ainda são importantes meios de propagação de valores e ideologias, e portanto úteis para estimular o esforço de guerra. Neste trabalho, nós analisamos 4 filmes, um deles é puramente ficcional e os outros três são baseados em fatos reais. Em conjunto, eles nos ajudam a reconstituir a progressão histórica e discursiva da “Guerra ao Terror”, são eles: N.Y. Sitiada (1998), Falcão Negro em Perigo (2001), A Hora mais Escura (2012) e Sniper Americano (2014). Tentaremos identificar nesses filmes: como o inimigo é construído, quais são suas motivações e formas de ação; os discursos ocidentais para se combater o inimigo e justificar as táticas utilizadas contra ele; qual a imagem que esses filmes promovem dos setores militares e de suas ações.
Tipo Defesa-Mestrado
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