|
|
Aluno(a) |
Fernanda Feijó |
Titulo |
Ciências Sociais e Ensino Médio: formação para vida civil e cultura política democrática |
Orientador(a) |
Prof. Dr. MILTON LAHUERTA |
Data |
10/03/2017 |
Resumo |
Resumo
Ciências sociais e ensino médio: formação para a vida civil e cultura política democrática
A presente pesquisa busca pensar a relação entre a formação de uma cultura política democrática e a educação formal, refletindo qual seria o papel do ensino das ciências sociais nesse contexto. Nossa hipótese pressupõe que um tipo de instrução que estimule a educação política poderia criar caminhos para o desenvolvimento de maior qualidade na democracia participativa, podendo a Sociologia, enquanto disciplina do currículo escolar, contribuir grandemente para essa perspectiva de educação. Tal trabalho pretende apontar essa perspectiva educacional a partir da constatação de que vivemos sob uma cultura política de caráter autoritário, que não favorece o funcionamento de uma democracia plena, pensada em seus aspectos políticos e sociais. Tal cenário foi identificado a partir da conjunção de uma perspectiva histórica de autoritarismos na qual os direitos sociais foram construídos com pouca participação popular, dentro de contextos nos quais a lógica de mercado sempre assume importância maior dentro da nação. Nesse sentido, faz-se relevante refletir acerca de uma educação voltada ao aperfeiçoamento da democracia, à qualificação do debate político e à coletividade, buscando enfrentar o individualismo e a apatia política. Nesse trabalho buscamos, portanto, estabelecer a necessária relação entre uma proposta de educação de qualidade na qual a Sociologia seja disciplina proeminente e a formação de uma cultura política voltada ao aperfeiçoamento da democracia.
Abstract
Social sciences and highschool: education for civilian life and democratic civic culture
This research aims to consider the relation between the formation of a democratic civic culture and formal education, reflecting on the role teaching social sciences has in this context. Our hypothesis assumes that a type of education that stimulates political education could create ways to develop higher quality participatory democracy, and Sociology, as a discipline of the school curriculum, may contribute greatly to this perspective of education. This work intends to point out this educational perspective based on the fact that we live under a political culture of authoritarian character, which does not favor the functioning of a full democracy, as it is considered in its political and social aspects. Such a scenario was identified from the conjunction of a historical perspective of authoritarianism in which social rights were constructed with little popular participation, within contexts in which market logic always assumes greater importance within the nation. In this sense, it is relevant to reflect on an education aimed at perfecting democracy, at the qualification of the political debate and the collective, seeking to combat individualism and political apathy. In this work, we seek to establish the necessary relationship between a proposal of quality education in which Sociology is a prominent discipline and the formation of a civic culture aimed at perfecting democracy.
|
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|