UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Marivaldo Aparecido de Carvalho
Titulo Palavra e terra: Princípios de uma pedagogia guarani
Orientador(a)
Data 24/02/2006
Resumo Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de fazer uma análise da percepção dos Guarani da Aldeia Ribeirão Silveiras, localizada entre os municípios de São Sebastião e Bertioga litoral norte de São Paulo, sobre a existência de uma instituição social alheia a seus costumes tradicionais, como a escola. Por outro lado, investigamos os processos tradicionais da educação guarani, tentando compreender a participação dos remanescentes da Mata Atlântica neste processo, como também a influência do mito. Demonstramos que a educação tradicional dos Guarani deve ser compreendida como a junção da “palavra guarani” com a “terra guarani” criando, desta forma, como pano de fundo, uma explicação mítica do mundo e que a escola para eles tem como função instrumental a “tradução” dos conhecimentos da sociedade não indígena.
Palavras chaves: Mito, Terra sem Mal, Educação, Escola, Guarani, Mata Atlântica.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara