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| Aluno(a) |
Marivaldo Aparecido de Carvalho |
| Titulo |
Palavra e terra: Princípios de uma pedagogia guarani |
| Orientador(a) |
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| Data |
24/02/2006 |
| Resumo |
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de fazer uma análise da percepção dos Guarani da Aldeia Ribeirão Silveiras, localizada entre os municípios de São Sebastião e Bertioga litoral norte de São Paulo, sobre a existência de uma instituição social alheia a seus costumes tradicionais, como a escola. Por outro lado, investigamos os processos tradicionais da educação guarani, tentando compreender a participação dos remanescentes da Mata Atlântica neste processo, como também a influência do mito. Demonstramos que a educação tradicional dos Guarani deve ser compreendida como a junção da palavra guarani com a terra guarani criando, desta forma, como pano de fundo, uma explicação mítica do mundo e que a escola para eles tem como função instrumental a tradução dos conhecimentos da sociedade não indígena.
Palavras chaves: Mito, Terra sem Mal, Educação, Escola, Guarani, Mata Atlântica. |
| Tipo |
Defesa-Doutorado |
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