UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Nathalia Muylaert Locks Guimarães
Titulo A TESE COMO OBRA DE ARTE NA ERA DE SUA REPRODUTIBILIDADE TECNICA
Orientador(a) Prof. Dr. Milton Lahuerta
Data 09/06/2016
Resumo RESUMO: O Objetivo dessa tese foi a de criar um protótipo de tese virtual, que esteja de
acordo com as novas formas de produção de conteúdo. A criação desse protótipo,
que nada mais é do que a transposição de uma tese escrita para a forma de blog
permite que a Universidade se aproprie do espaço Web, uma vez que a
Universidade tem perdido o seu papel enquanto instituição de formação. Em uma
época de excesso de informação, onde usuários comuns se apropriam da
liberdade de criar conteúdo, filtrar informação necessária se torna um problema.
Humberto Eco, em um texto sobre o papel das universidades, frente ao fenômeno
do mídia mass, diz que é “preciso inventar, e difundir, uma nova arte da
depuração”, o que esse protótipo se objetiva a ser. É por isso, que chamamos a
tese como obra de arte, pois o papel, o texto, a norma precisou ser reinventada
para seja possível a apropriação do espaço da world wide web. Em seguida,
reforço o argumento da reprodutibilidade técnica, incitando o leitor a conduzir a
realizar sua própria mediação de maneira imanente. Desse modo, a paródia do
texto de Walter Benjamim A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica,
parodiado como: A tese como obra de arte na era de sua reprodutibilidade
técnica; crítica, de forma não discursiva, as normas da abnt, aliando o problema
da quantidade no lugar de qualidade a sua forma de exposição e compilação de
dados. Nesse sentido, a nota de rodapé, a citação, entre outras normas da abnt
são pensadas em uma dimensão virtual. Número de páginas se tornam
desnecessários, quando é possível instalar uma ferramenta (plugin1) de busca.
Desse modo, a presente pesquisa se apresenta da seguinte forma:
1) Tese Virtual e Crítica a abnt: Onde apresenta-se a metodologia que foi
apresentada pela versão 1.02 (Versão impressa, e transmidiática, transitando
entre a informação do papel e os conteúdos virtuais através de QR-codes,
entregue a banca) Seguido, da apresentação do protótipo virtual (versão 2.0)
finalizado, no dia da defesa em 9 de junho de 2016. E da elaboração do manual
da tese como obra nas normas da abnt (versão 2.1) para depósito na biblioteca
da Universidade.
2) Produção de conteúdo próprio: Onde se aplica a metodologia da tese como
obra na produção de conteúdo inovador, desenvolvido aqui como Teoria Crítica do
Racket considerando como base de desenvolvimento, a concepção ideológica de
Software Livre (creative commons e copyleft ) e a Crítica a Teoria Crítica e a Teoria
Tradicional
ABSTRACT: The objective of this thesis was to create a virtual prototype thesis, which is in
accordance with the new forms of content production. The creation of this
prototype, which is nothing more than the implementation of a written thesis in
the form of blog, allows the University to appropriate web space, since the
University has lost its role as a training institution. In an age of information
overload, where ordinary users appropriated the freedom to create content filter
through necessary information becomes a problem. Umberto Eco, in a text on the
role of universities, compared to the mass media phenomenon, says it is
"necessary to invent, and impart a new art clearance", which this prototype is to
be objective. That's why we call the thesis as a work of art, for the paper, the text,
the standard needed to be reinvented for possible ownership of the world wide
web space. Then reinforcing the technical reproducibility of the argument, urging
the reader to lead to carry out its own mediation immanent way. Thus, the parody
of text Walter Benjamin The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction
(1936), parodied as The thesis as a work of art in the age of technical
reproducibility; critical, not discursive form, the norms of abnt, combining the
problem of quantity instead of quality to their way of exposure and data
compilation. In this sense, the footnote, citation, among other standards abnt are
thought in a virtual dimension. Number of pages become unnecessary when you
can install a tool search. Thus, this study presents the following manner:
1) Thesis Virtual and Critique of abnt: Where has the methodology that was
presented by version 1.02 (printed version, and transmedia, moving between the
role of information and virtual content via QR-codes). Followed, the presentation
of the virtual prototype (version 2.0) finalized on defense on June 9, 2016. And the
preparation of the thesis manual work written accordly the rules of ABNT (version
2.1) to deposit in the library of the University.
2) Own content production: Where to apply the methodology of the thesis as work
in the production of innovative content developed here as Critical Theory of
Racket considering as the basis of development, the Free Software ideological
conception (creative commons and copyleft) and Critical to the Critical Theory and
the Traditional Theory by Frankfurt School.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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