UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Hellen Olympia da Rocha Tavares
Titulo OBESIDADE, PROCESSOS IDENTITÁRIOS E RELAÇÕES DE PODER: uma análise de Blogs Plus Size
Orientador(a) Profa. Dra. Ana Lúcia de Castro
Data 20/04/2016
Resumo Resumo:
Buscando contribuir para a compreensão acerca das relações de poder que envolvem os discursos acerca da obesidade, este trabalho analisa três blogs voltados às mulheres obesas: Mulherão, Beleza sem tamanho e Entre topetes e vinis , conhecidos como “blogs de beleza plus size”. Nestes espaços, encontramos a veiculação de um discurso que apregoa um certo orgulho gordo, fornecendo elementos para defesa do direito à diferença representada pela obesidade, mas que, num olhar mais cuidadoso, revela-se reforçador do padrão de beleza hegemônico: defende-se o direito a um corpo obeso, mas não exageradamente, em geral branco, bem cuidado e, acima de tudo, consumidor. Em resumo, uma obesidade aceitável e devidamente adaptada e inserida. Assim, o artigo discute o tipo de significado que estes blogs vem construindo a respeito do corpo obeso das leitoras, como estes significados estão inseridos na lógica da sociedade capitalista de consumo e, por fim, como as relações de poder atravessam esses discursos.rnrnrnPalavras-chave: corpo, obesidade, cultura de consumo, discurso, poder.
OBESITY, IDENTITY AND POWER RELATIONS: AN ANALYSIS OF BLOGS PLUS SIZE
Abstract
Seeking to contribute to the understanding of power relations involving the discourses of obesity, this study analyzes two blogs focused on obese women: Mulherão and “Beleza sem tamanho”, known as "beauty blogs plus size". In these spaces, we find the placement of a speech that touts a certain fat pride, providing elements for defending the right to represented difference by obesity, but which, on closer look, turns out to be reinforcing the pattern of hegemonic beauty: defends it right to an obese body, but not overly, usually white, well maintained and, above all, consumers. In short, an acceptable and well adapted and inserted obesity. Thus, the article discusses the kind of meaning that these blogs has been building about the obese body of readers, as these meanings are embedded in the logic of capitalist consumer society and, finally, as power relations traverse these speeches.Keywords: body, obesity, consumer culture, discourse power.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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