UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Rebeca Rebollo de Campos
Titulo A RALÉ VAI ÀS COMPRAS: TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS, CONSUMO E CONFLITOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Orientador(a) Profa. Dra. Ana Lúcia de Castro
Data 29/03/2016
Resumo Este trabalho se propõe a tratar do tema consumo, mais especificamente o universo do consumo de bens antes restritos às classes mais altas, com ênfase nas relações e conflitos de classes brasileiras, os quais se intensificaram com as mudanças econômicas e sociais que se desenvolveram principalmente a partir do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No primeiro momento do trabalho, realizou-se um levantamento bibliográfico acerca das circunstâncias que proporcionaram terreno fértil para mudanças nas políticas econômicas, também com relação às políticas sociais, de transferência de renda. Também se fez necessário tratar das políticas sociais que mais trouxeram mudanças à sociedade brasileira, de que forma foram implementadas e como transformaram a vida dos brasileiros. Para tal, foram utilizados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para acompanhar as mudanças no consumo das famílias brasileiras, com destaque para os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). Após trabalhar o contexto econômico e suas consequências, foi necessário atualizar o debate sobre consumo, utilizando a bibliografia internacional que é vasta sobre a temática, bem como autores nacionais que já pensam nesta questão. Outro material utilizado para a realização da pesquisa como fonte foram notícias e publicações na internet, cujo tema central seria o novo consumidor, ou a chamada “nova classe média” que aumentou após a mudança dos contextos econômicos. O intuito deste trabalho é discutir e relativizar a ideia de “democratização do acesso aos bens de consumo”1, enfocando o incômodo das elites tradicionais ao acesso a bens e serviços pelas classes populares sem, contudo, negar que a sociedade brasileira passou por um período de ascensão econômica e, por consequência, passou a consumir mais e melhor. Por outro lado, a ampliação do acesso trouxe a intensificação de conflitos simbólicos, a luta por manutenção de espaços privilegiados e distinção com relação ao consumo de bens antes restritos à elite. O incômodo das classes mais abastadas com o consumo desses bens por parte das classes menos abastadas pode ser percebido através das bibliografias, além de ser constatado no trabalho de campo em shopping centers, bem como em lojas voltadas para os públicos A e B. As ferramentas principais utilizadas no estudo foram as observações e entrevistas realizadas com gerentes dessas lojas, bem como com seus consumidores tradicionais. Além do incômodo, foi possível perceber estratégias dos lojistas, bem como dos consumidores tradicionais, para estabelecer novas fronteiras simbólicas e sociais, buscando sempre a distinção do grupo popular que avança em direção ao consumo de mercadorias que antes eram exclusivas das classes altas.

Abstract

This study aims to study the consumption issue, more specifically the world of consumer goods previously restricted to the higher classes, with emphasis on relationships and conflicts of Brazilian classes, which intensified with the economic and social changes that mainly developed from the first govern of President Luiz Inacio Lula da Silva. At first the work was carried out a literature review about the circumstances provided fertile ground for changes in economic policies, also with social policy of income transfer. Also it was necessary to study the social policies that brought more changes to the Brazilian society, how were applied and how transformed the lives of Brazilians. To this study, we used data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) to track changes in the consumption of Brazilian families, especially the data from Household Budget Survey (POF). After working the economic context and its consequences, it was necessary to update the debate on consumption, using the international bibliography, as well as national authors who already think in this matter. Another material used as source for the research were news and publications on the Internet, whose central theme was the new consumer, or so-called "new middle class" which increased after the change of economic contexts. The purpose of this work is to discuss and relativize the idea of "democratizing access to consumer goods" 1, focusing on the manner of traditional elites access to goods and services by the popular classes without, however, deny that Brazilian society went through a good economic period and, therefore, began to consume more and better. On the other hand, increased access brought the intensification of symbolic conflicts, the struggle for maintaining privileged spaces and distinction with respect to consumer goods previously restricted to the elite. The manner of the upper classes with the consumption of these goods by the less affluent classes can be perceived through the bibliographies, and is found in the work in shopping malls and in stores geared for public A and B. The tools main used in the study were the observations and interviews with managers of these stores, as well as its traditional customers. Besides the hassle, it was revealed strategies of retailers as well as traditional consumers to establish new symbolic and social boundaries, always looking for the distinction of the popular group advancing towards the consumption of goods that were previously exclusive to the upper classes.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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