|
|
Aluno(a) |
Elaine Moura e Silva Oliveira |
Titulo |
DA CONTESTAÇÃO À CELEBRAÇÃO: A INCLUSÃO ATRAVÉS DO CONSUMO |
Orientador(a) |
Ana Lúcia de Castro |
Data |
29/02/2016 |
Resumo |
Resumo
A periferia é reconhecidamente um espaço de exclusão e estigma social, um espaço que opõe ricos e pobres, brancos e negros e negros e negros. Seu discurso era marcado pela contestação sócio política e tinha como representante musical desse discurso, o rap. Na última década, o Brasil passou por mudanças em suas políticas públicas, tais mudanças foram significativas para a periferia brasileira. Grandes parcelas oriundas das classes C e D foram alçadas a um novo padrão de consumo devido aos postos de trabalhos criados e pelas políticas de redistribuição de renda. Estes fatores fizeram com que, em certos aspectos, a vida desses indivíduos periféricos melhorasse, assim como a autoestima dos mesmos fazendo com o discurso da periferia mudasse da contestação para a celebração. Esta mudança de discurso pode ser vista como parte de outros debates vivenciados no Brasil, estes referem-se a formação e a dinâmica da divisão das classes sociais. Os debates que se travaram a respeito da formação de uma nova classe, da ultrapassagem da barreira do consumo das classes sociais e dos processos de subjetivação, podem ser compreendidos à luz da mudança da trilha sonora da periferia, posto que se as manifestações culturais são produzidas por sujeitos históricos, o contexto social não pode ser descartado. O discurso sonoro, assim como qualquer outro tipo de discurso, é um sistema de sentido produzido em negociação com a realidade. Assim sendo, buscamos compreender as causas que levaram a essa mudança na trilha sonora, assim como a compreensão dos debates que este espaço social vivenciou na última década.
Palavras chave: periferia, classe social, discurso, consumo, renda.rnrn
Abstract
The periphery is admittedly an exclusion and social stigma space, a space that opposes rich and poor, blacks and whites and blacks and blacks. Its speech was marked by political and social protest had as musical representative of that speech, rap. In the last decade, Brazil has undergone changes in its public policies, such changes were significant for Brazil's periphery. Large portions derived from the C and D classes were heave a new consumption pattern due to jobs created and the income redistribution policies. These factors have meant that, in some ways, the lives of these individuals improved peripherals, as well as the self-esteem of those making the speech changed the periphery of the defense for the celebration. This change of discourse can be seen as part of other experienced debates in Brazil, these refer to the formation and dynamics of the division of social classes. The debates that were fought about the formation of a new class, override the barrier consumption of social and subjective processes classes, can be understood in light of the change of the soundtrack of the periphery, since it is the cultural manifestations are produced by historical subjects, the social context can not be ruled out. The audible speech, as well as any other speech, is a system of meaning produced in negotiation with reality. Therefore, we seek to understand the causes that led to this change in the soundtrack, as well as understanding the debates that this social space experienced in the last decade.
nKeywords: city, social class, speech, consumption, income. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|