|
|
Aluno(a) |
Ailton de Souza Aragão |
Titulo |
A (des) Institucionalização de adolescentes: o processo disciplinar e a trajetória dos jovens egressos do serviço de integração de menores (1998-2001) |
Orientador(a) |
|
Data |
21/06/2005 |
Resumo |
A pesquisa realizada com jovens egressos de uma instituição assistencial localizada no município de Pompéia-SP buscou compreender as contribuições de uma instituição assistencial a fim de que os jovens das classes pobres superassem desafios, criassem alternativas de atuação social, para que fossem reconhecidos como protagonistas juvenis.
As entrevistas individuais suscitaram a relevância da memória dos jovens, que, associadas aos documentos oficiais elaborados e mantidas pela instituição permitem a construção de uma outra interpretação acerca da trajetória dos jovens. O grupo focal permitiu o encontro do grupo de jovens egressos, favorecendo a construção de sínteses coletivas acerca dos mais variados temas e dilemas no cotidiano dos jovens egressos.
Dentre esses dilemas, a formação para o mercado de trabalho esbarra num mercado que, contraditoriamente, exclui tanto os sub-qualificados como os super-qualificados. Porém, com relação àqueles que se encontravam empregados, verifica-se um processo de isolamento dos demais colegas dos tempos de SIM. Demonstrando, o que fora dito por vários pesquisadores, que as exigências do mercado de trabalho e a sobrevivência diária dificultam os momentos de sociabilidade. E ainda, para os que não estavam trabalhando, a conseqüência é outra: terão que, contraditoriamente, preocupar-se com o aumento de seu nível de empregabilidade, visando um possível ingresso no mercado de trabalho.
Em suma, embora o mercado de trabalho demonstre essas contradições, o trabalho para esses jovens continua a ser um elemento fundamental para obter e garantir a dignidade diante da família, dos amigos, da sociedade. E ainda: o protagonismo juvenil não fora estimulado, entendido aqui como forma de valorização de expressões típicas da cultura juvenil no espaço da cidade ou mesmo para um debate político ampliado com outros grupos sociais. Revelando que a instituição social por vezes reforça uma relativa divisão de papéis ou mesmo de funções para esses jovens. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|